A partir da próxima segunda-feira, dia 12 de janeiro, moradores da zona rural de Olímpia já podem cadastrar suas propriedades no sistema de CEP Rural Digital, uma iniciativa da Prefeitura que marca um avanço na modernização do campo e na agilidade do atendimento em áreas distantes do centro urbano. A tecnologia visa promover mais segurança para famílias, trabalhadores rurais e todos que vivem em fazendas, chácaras ou sítios.
O novo CEP Rural integra um banco de dados digital que permite o georreferenciamento completo de propriedades olimpienses, garantindo localização precisa e rápida em situações de emergência. O programa é resultado de uma parceria entre as Secretarias Municipais de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana e de Inovação, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável, com apoio da Patrulha Rural da Guarda Civil Municipal.
Com o novo sistema, as propriedades rurais passam a ser enumeradas via geomapeamento. Este número de coordenada é inserido em placas de identificação, dispostas em um modelo padrão, que devem ser instaladas na entrada das propriedades com o lugar exato via satélite.
Na prática, em uma chamada de emergência dentro do município, o cidadão precisará apenas informar o número da sua propriedade rural para que o socorre chegue mais rapidamente. Automaticamente, o banco de dados digital identifica a coordenada da entrada da propriedade e envia a localização para as equipes do SAMU, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal ou Polícia Militar.
Em casos de acidentes, problemas de saúde, incêndios, presença de animais peçonhentos ou outras ocorrências, cada minuto faz diferença e o CEP Rural Digital vem, justamente, para ajudar a salvar vidas. Embora a placa não seja obrigatória, é recomendada por representar um ganho significativo de segurança e redução no tempo de resposta em situações críticas.
A participação neste programa é gratuita e está aberta durante o mês de janeiro. Os interessados devem realizar o agendamento prévio por meio do link
https://minhaagendavirtual.com.br/agendamentos/incluir/cati/39363475A, ou ainda, acessar a agenda via o Aplicativo Conecta+Olímpia.
Após o dia e horário de atendimento ser confirmado, o proprietário deve ir até a Casa da Agricultura de Olímpia, localizada na Rua Dr. Antônio Olímpio, 926, junto à Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), para dar seguimento ao processo e receber a placa de identificação. O órgão funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h. Mais informações podem ser esclarecidas pelo contato da CATI pelo telefone (17) 3281-1204.
O CEP Rural Digital está integrado à tecnologia estadual de endereçamento rural lançada pelo programa Rotas Rurais, conduzido pela Secretaria de Agricultura de SP. Desde 2021, o programa vem mapeando as estradas, acessos e propriedades em todo o interior paulista, atribuindo códigos geográficos digitais, conhecidos como
Plus Code, facilmente localizável por GPS. Inspirado pela iniciativa do governo estadual, Olímpia criou seu próprio sistema em 2025, com numeração sequencial das propriedades, simplificando ainda mais o acionamento dos serviços essenciais.
Com a implantação do CEP Rural Digital do município, a Prefeitura reafirma seu compromisso com a proteção da vida e com a modernização no campo.