O ano de 2026 já começou acelerando os trabalhos da 62ª edição do Festival do Folclore da Estância Turística de Olímpia. Na última semana, foi publicado no Diário Oficial o Decreto Nº 9.854/2026, que constitui a Comissão Executiva do FEFOL.
Reconhecido como um dos maiores encontros da cultura popular do Brasil, o FEFOL reúne anualmente milhares de artistas, celebra manifestações tradicionais e fortalece a preservação da memória e da diversidade cultural brasileira. Na última edição, mais de 160 mil pessoas passaram pelo Recinto do Folclore ao longo dos nove dias de festa. Em 2026, a 62ª edição será realizada de 01 a 09 de agosto, no Recinto do Folclore “Professor José Sant’anna”.
O regulamento da Comissão visa coordenar todo o trabalho administrativo e operacional do evento mais importante do calendário municipal, que reforça o compromisso de Olímpia enquanto Capital Nacional do Folclore. Segundo a publicação, em 2026, os trabalhos terão a supervisão geral da secretária de Cultura e Defesa do Folclore, Priscila Foresti, que é presidente da Comissão, conforme atribuição do prefeito Geninho Zuliani.
Além da presidente, a comissão terá como vice-presidente, Maria Aparecida de Araújo Manzolli, a professora Cidinha Manzolli, que atua no festival desde sua idealização pelo Professor José Sant’anna e contribuirá ativamente em mais uma edição.
A publicação traz ainda a relação dos demais membros da diretoria, bem como das subcomissões de trabalho, divididas em Subcomissão de Curadoria Artística; Anuário e Anuarinho; Imprensa, Cerimonial e Marketing; Hospedagem e Monitores de Grupos; Alimentação; Abertura, Mini Festival, Atividades Diurnas e Missas; Limpeza; Manutenção e Obras; Comércio Interno; Jurídica, Decretos e uso de Imagem; Desfile; Feira de Artesanato e Artes; Estacionamento, Trânsito, Segurança e Fiscalização; Compras e Licitações; Atividades Externas; Palcos e Apresentações Internas; Logística e Transporte; Estruturas, Montagem e Desmontagem.
Com isso, as equipes já deram início aos preparativos dentro de suas funções e realizarão reuniões periódicas para acompanhar o andamento dos trabalhos a fim de promover um evento que tenha sua importância para a preservação da cultura cada vez mais reconhecido, primando pela representatividade e o intercâmbio cultural.
PRAZO DE INSCRIÇÕES
Os grupos interessados em participar das apresentações devem estar atentos ao prazo de inscrição que se encerra nesta quinta-feira, dia 15 de janeiro. Para participar, grupos folclóricos, parafolclóricos e artístico-culturais de todas as regiões brasileiras precisam ler atentamente o regulamento que condiciona a participação e preencher corretamente o formulário de inscrição online, disponível no site Prefeitura, na aba da Secretaria de Cultura e Defesa do Folclore. O acesso ao formulário também pode ser encontrado no site do FEFOL.
Ao todo, 112 grupos das cinco regiões do Brasil já se inscreveram. São 21 estados brasileiros com representantes inscritos, com destaque para o Rio de Janeiro, estado homenageado da edição, que tem 11 grupos interessados em participar do 62º FEFOL.
Após o encerramento do prazo, a Comissão Organizadora será responsável pela seleção dos grupos inscritos, priorizando a diversidade cultural, a representatividade regional e o alinhamento com o propósito do festival. Os selecionados serão individualmente informados, com prazo para confirmação até março de 2026.
Com programação gratuita, o festival conta, além de apresentações de danças e folguedos folclóricos, com palestras, gincana e oficina de brinquedos tradicionais infantis, exposição de artesanato, festival de violeiros, culinária brasileira, desfile, atividades em escolas e nas ruas e muito mais.
INSCRIÇÕES: https://www.olimpia.sp.gov.br/portal/secretarias-paginas/288/inscricoes-dos-grupos---62-fefol/
CANAIS OFICIAIS:
http://www.folcloreolimpia.com.br
http://www.facebook.com/folcloreolimpiaoficial
http://www.instagram.com/fefoloficial
https://www.youtube.com/@FolcloreOlímpia