A Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da Secretaria da Saúde, apresentou em uma reunião, nesta quinta-feira, dia 04 de dezembro, os resultados das ações realizadas ao longo de 2025 no enfrentamento à dengue. O município registrou uma redução de aproximadamente 61,1% nos casos positivos, passando de 3.662 notificações em 2024 para 1.424 neste ano. O período com maior incidência foi entre março e junho.
Entre 3 de novembro e 2 de dezembro, foi realizado um mutirão de limpeza nos bairros com maior número de focos e casos confirmados. A ação, agora concluída, contou com o apoio das equipes de Zeladoria e Meio Ambiente, Obras, Engenharia e Infraestrutura, ampliando o alcance das atividades. No total, foram retirados 78 caminhões de materiais, somando cerca de 135 mil quilos.
Durante o mutirão, também foram realizadas orientações educativas para que os moradores eliminem recipientes que possam acumular água. Os bairros atendidos foram Jardim Alvorada, Jardim Santa Fé, Jardim Campo Belo, Jardim São José, Cohab I, Cohab II, Jardim Miessa, Jardim Santa Ifigênia, Jardim São Francisco, Jardim Boa Esperança, Cohab IV e CDHU I, II e III.
Atualmente, Olímpia possui 37.926 imóveis em monitoramento, incluindo Ribeiro dos Santos e Baguaçu, além de 56 pontos estratégicos e 113 imóveis especiais acompanhados pelas equipes de endemias. O trabalho contribui também para reduzir riscos relacionados à presença de escorpiões, comuns durante os períodos mais quentes e chuvosos.
Ao longo do mês de novembro, foi intensificada a ação preventiva no entorno do Thermas dos Laranjais. Foram selecionadas 17 quadras com maior registro de casos e presença de criadouros, que passaram a receber vistorias a cada 15 dias com foco na eliminação de recipientes que favorecem a proliferação de mosquitos, especialmente em uma área que recebe grande fluxo de turistas nesta época do ano.
Desde o início do ano, todas as ações são articuladas pela Sala de Situação, que reúne diferentes setores municipais para planejar, acompanhar e fortalecer as medidas preventivas. A atuação integrada reafirma o compromisso da administração municipal com a saúde pública e reforça a importância da participação da população para manter Olímpia mais segura para moradores e visitantes.









