Uniformizados com camisetas e aventais padronizados, 22 feirantes participaram, na última sexta-feira (5), da cerimônia de entrega de certificados do projeto de capacitação Programa Feira do Produtor Rural, realizada na Câmara Municipal da Estância Turística de Olímpia. Organizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Inovação, Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável, o evento reuniu cerca de 55 pessoas.
A entrega dos certificados marcou a conclusão de um ciclo de formação dos feirantes do município. Ao longo de seis meses, os participantes passaram por uma capacitação composta por 18 módulos, somando mais de 270 horas de aprendizado, com conteúdos sobre normas de procedimento, boas práticas, gestão, comercialização e relacionamento com o público. Uma apostila também foi entregue, consolidando o conteúdo estudado.
O programa é uma iniciativa da Prefeitura de Olímpia em parceria com o Sebrae e o Senar – Sindicato Rural de Olímpia, com o objetivo de capacitar trabalhadores das áreas de agricultura familiar e artesanato. Dos 26 inscritos, 22 concluíram todas as etapas e receberam o certificado.
Além da formação técnica, os feirantes construíram suas próprias barracas de bambu, com o acompanhamento do professor do programa, Diogo Shinohara, garantindo padronização e melhor organização visual da Feira Livre. Para reforçar a identidade visual do projeto, os participantes receberam ainda um kit completo de uniforme, com camiseta, avental e boné.
Estiveram presentes na cerimônia o secretário de Inovação, Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável, Wilson França; o professor do programa, Diogo Shinohara; o presidente do Sindicato Rural de Olímpia, Osmar Antônio Lima; e o representante da Divisão de Agricultura, Apoio ao Geoprocessamento e Inspeção de Produtos de Origem Animal, Sílvio Roberto Pelegrini. Participaram também Mara Silvia Buzatto e Francieli de Souza R. Lima, que juntas ajudaram na coordenação do projeto.
Para a administração municipal, mais do que qualificar os trabalhadores, o avanço representa um passo importante para consolidar a Feira Livre de Olímpia como um espaço turístico, cultural e gastronômico, gerador de emprego e renda e cada vez mais representativo para a cidade.
As Feiras Livres integram o projeto de reestruturação conduzido pela gestão municipal, coordenado pela Secretaria de Inovação, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável, com apoio da Secretaria de Cultura e Defesa do Folclore. A proposta visa modernizar e padronizar os espaços, fortalecer a economia local, valorizar produtores e artesãos e ampliar as opções culturais e de lazer para a população.
Feirantes que receberam os certificados:
1 – Aguida Aparecida Gava
2 – Antônia Aparecida dos Santos Ambrósio
3 – Cleonice Aparecida de Almeida
4 – Danilo Cesar Feliciano Olmedo
5 – Edleuza Aparecida Ribeiro Souza
6 – Edna Conceição de Souza Araújo
7 – Fábio de Moraes
8 – Gisele Aparecida Ambrósio
9 – Gonçalo Alves Pereira
10 – Heron Domingues da Silva
11 – João Henrique Alfredo Cintra
12 – Júlio César Gonçalves
13 – Larissa Silva Furioso
14 – Maria Aparecida da Silva Oliveira
15 – Maria Lucia Alves Xavier
16 – Maria Rafaela da Silva Savegnago
17 – Monique dos Santos Ferreira
18 – Regiane Botamedi
19 – Silvia Helena de Souza
20 – Tania Regina Recco Mathias
21 – Valquiria Aparecida da Silva Oliveira
22 – Wesley Torres Borges
Fotos: https://www.flickr.com/photos/pmolimpia/albums/72177720330781572/









