17 JAN 2023
SAÚDE
Ano inicia sem casos de dengue em Olímpia e Saúde reforça cuidados no período de chuvas
A Estância Turística de Olímpia fechou 2022 e iniciou 2023 com a dengue sob controle no município, sem o registro de novos casos desde novembro do último ano e, para a manter a cidade livre da doença, a secretaria de Saúde reforça os cuidados que devem adotados, principalmente, no período de chuvas intensas.

Segundo dados da Vigilância Epidemiológica, Olímpia registrou 1.684 casos positivos de dengue, no decorrer de todo o ano passado, enfrentando um cenário de epidemia da doença, assim como em todo o país. De acordo com o levantamento do setor, mais de 82% dos casos de 2022 estiveram concentrados nos meses de abril, maio e junho, apresentando queda constante desde então.

No entanto, apesar do alto índice de contaminação, o número de casos do último ano apresentou redução de mais de 50% comparado à epidemia anterior, decretada em 2019, quando foram confirmados 3.511 casos na cidade. Em 2023, ainda não foi registrado nenhum caso positivo no município.

Assim, tendo em vista a importância de evitar que a doença avance novamente, a Saúde tem intensificado as ações preventivas, principalmente, levando em conta o grande volume de chuvas registrado neste mês de janeiro, que propiciam a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

Para isso, as equipes de Endemias estão atuando nas visitas a imóveis e residências para busca ativa de criadouros, percorrendo todas as regiões da cidade. De acordo com o setor responsável, tem sido encontradas larvas do mosquito em diversos bairros e, por isso, as ações de limpeza e adoção de cuidados são fundamentais.

A pasta orienta que não só as casas, mas terrenos, indústrias e comércios também devem ser mantidos limpos, eliminando recipientes que possam acumular água e se transformar em criadouros, em uma ação conjunta do poder público com a população.

Além das visitas preventivas, quando há notificação de caso suspeito, é realizado o bloqueio nos arredores da residência e quando o caso é confirmado, é feita a nebulização costal. Neste mês de janeiro, o trabalho tem sido intensificado também nos estabelecimentos comerciais de grande fluxo, tendo em vista a visitação de turistas na alta temporada.

O morador que identificar situações de risco ou possíveis criadouros pode registrar a demanda via Ouvidoria pelo 162 ou pelo site olimpia.eouve.com.br para que o setor responsável possa tomar as devidas providências. O setor de Combate de Endemias também está disponível para informações e orientações pelo telefone (17) 3281-2879.