10 FEV 2023
Secretaria de Trânsito orienta sobre emissão online de cartão de estacionamento para idosos e divulga vagas para taxistas
A Estância Turística de Olímpia pensando em agilizar e facilitar o processo de emissão de cartão preferencial de vagas de estacionamento para idosos, acaba de habilitar o município no portal dos serviços da Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN), para emissão automática do documento ao cidadão.

Com o novo serviço, o cidadão acima de 60 anos pode obter a credencial sem custo, de forma rápida e sem a necessidade de se deslocar até um atendimento presencial. Segundo a secretaria de Segurança, Trânsito e Mobilidade, responsável pela adesão, a facilidade entrou em operação no fim do ano passado e Olímpia está entre os seis municípios do Estado de SP, autorizados para oferecer o documento de forma on-line.

Com validade de 5 anos a partir da emissão, a impressão é feita diretamente pelo site https://portalservicos.senatran.serpro.gov.br/, no item “Usuário”, com acesso pelo portal GOV.BR. Olímpia possui, hoje, cerca de 900 vagas de estacionamento rotativo, sendo 5% destinadas às vagas preferenciais.

Vale ressaltar que o serviço online é somente uma facilidade a mais para o cidadão, mas que a secretaria de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana, está à disposição dos moradores para orientações sobre a emissão digital e, para quem preferir, também continua com o atendimento presencial para emissão da credencial.

Os interessados que optarem pelo requerimento presencial, precisam apresentar a solicitação preenchida, acompanhada de um Documento de Identificação (RG), que comprove a idade regulamentar para obtenção da credencial, e Comprovante de Endereço em nome do requerente ou em nome de parente até segundo grau, devendo comprovar o parentesco com

documentação pertinente (RG). A credencial presencial pode demorar até 20 dias para ficar pronta e só é emitida para moradores de Olímpia.

Para mais informações, o cidadão pode procurar a secretaria de Segurança, Trânsito e Mobilidade, localizada na Av. Aurora Forti Neves n.º 450-A (dentro do Terminal Rodoviário), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e, aos sábados, das 8h às 12h, ou pelo telefone (17) 3281-6025.

HABILITAÇÃO DE TAXISTAS
Também relacionado ao trânsito, a secretaria responsável está com processo aberto de habilitação para vagas de taxistas. Ao todo, são quatro vagas disponíveis, sendo três no Ponto 01 ‘Oswaldo Martins’ – Praça da Matriz e uma no Ponto 04, da Santa Casa de Misericórdia. Os pretendentes a permissionário taxista devem procurar a secretaria entre os dias 13 e 27 de fevereiro para manifestar o interesse, lembrando que o preenchimento será realizado mediante a modalidade sorteio, de acordo com as disposições do inciso III, do artigo 15º, da Lei Nº3.690 de 17 de maio de 2013. A abertura do processo foi publicada no Diário Oficial Eletrônico desta sexta-feira (10). Mais informações com o setor responsável ou pelo telefone (17) 3281-6025.