09 OUT 2023
SAÚDE
Unidades de Saúde terão horário estendido neste mês para ampliar acesso à Multivacinação e exames preventivos do Outubro Rosa
Em um mês marcado por ações importantes de prevenção a diversas doenças, as Unidades Básicas de Saúde da Estância Turística de Olímpia terão horário de atendimento estendido para facilitar o acesso da população.

Durante a ação, as unidades ampliarão o atendimento das salas de vacinação, com foco na Campanha de Multivacinação, destinada a atualizar a caderneta vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos, a fim de beneficiar os moradores que não conseguem procurar as UBS no horário normal de funcionamento.

Desta forma, foi elaborado um cronograma com as datas em que cada UBS funcionará até às 20 horas, com início já nesta terça-feira, dia 11 de outubro, com a ESF Dr. Custódio Ribeiro de Carvalho, em Ribeiro dos Santos. Na próxima semana, estarão abertas até à noite a UBSF Dona Dalva Fernandes Moreda Ayusso (Campo Belo), no dia 16 de outubro (segunda); a ESF Dr. Gilberto Vicente Mora, em Baguaçu, na terça, dia 17; na quarta, dia 18 de outubro, será a vez da UBSF Dr. Francisco Figueiredo Filho (São José); e na quinta-feira, dia 19, a UBS Dr. Clodoaldo Marins Sarti (Santa Ifigênia).

No dia 23 de outubro, estará aberta até às 20h a UBS Dr. Waldomiro Paiva Luz (Cohab I e II); no dia 25, a UBS Dr. Waldemar Lopes Ferraz (Tropical II) e, por fim, no dia 31 de outubro, a ESF Valter Stuk (Cohab IV).

Para receber as doses, os pais ou responsáveis devem levar a caderneta de vacinação dos filhos ou procurar a unidade em que costuma aplicar as vacinas. No último sábado, dia 07, a secretaria de Saúde promoveu também o “DIA D” com a aplicação de cerca de 100 doses nas unidades que atenderam em horário especial. Durante a semana, a vacinação está disponível de segunda a sexta, das 8h às 16h (exceto feriados), até o dia 31 de outubro.

OUTUBRO ROSA
Aproveitando o horário estendido deste mês, as Unidades realizarão também, na data em que estiverem abertas, coleta de Papanicolau, como exame preventivo para identificação precoce de possíveis alterações que possam causar o câncer de colo de útero.

O público-alvo são mulheres de 25 a 64 anos de idade, principalmente aquelas que não realizam o exame há 3 anos. As moradoras interessadas podem procurar as UBS para agendamento.

A ação marca ainda as atividades em comemoração ao Outubro Rosa, mês de prevenção aos principais cânceres que atingem as mulheres, como o de colo de útero e mama. Ainda em referência à campanha, as UBS estão sendo enfeitadas pelas equipes com decoração rosa temática e materiais informativos para intensificar a conscientização sobre o assunto.

No dia 18 de outubro (quarta-feira), uma palestra com a ginecologista Dra. Aline Teixeira também será ministrada para chamar a atenção para o tema, sinais e importância da prevenção. O evento gratuito será às 9h, na Câmara Municipal, aberto a toda população.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024