01 DEZ 2023
EDUCAÇÃO
Educação encerra projeto ‘Corrida de Orientação Escolar’ e premia alunos vencedores
Idealizada pela rede municipal de ensino da Estância Turística de Olímpia, a secretaria de Educação promoveu mais uma edição da Corrida de Orientação Escolar, com encerramento do projeto nessa quinta-feira, dia 30 de novembro.

Com a participação de 40 anos do 5º ano do Ensino Fundamental, a atividade de conclusão do Campeonato Interescolar foi realizada no Recinto do Folclore.

A disputa, que correspondeu à 3ª fase da competição, teve a participação das equipes campeãs de cada unidade escolar. Tais equipes foram selecionadas em fases individuais e interclasses, realizadas nas escolas com auxílio dos professores de Educação Física, durante o segundo semestre letivo.

Durante a competição, os alunos percorreram um percurso demarcado em todo o Recinto, respeitando regras e símbolos presentes em um mapa de orientação, que é um guia de confiança para escolha de rotas de um ponto a outro, proporcionando aos praticantes avançar com habilidade pela rota escolhida. Os competidores também utilizaram bússolas como instrumento para encontrar o caminho correto.

Após a prova, foi realizada a premiação dos alunos, classificados de acordo com o menor tempo de execução do trajeto, sendo que todos os participantes receberam medalhas.

Segundo a Coordenadora Técnico-Pedagógica de Educação Física, Andréa Magro, dentre os objetivos do projeto estão oferecer aos alunos o conhecimento sobre a história e o jogo de campo; integrar os alunos ao meio ambiente e conscientiza-los sobre a necessidade de preservação da natureza; além de ampliar o conhecimento sobre a cultura esportiva.

A orientação é uma eficiente ferramenta pedagógica para a efetivação do aprendizado do aluno e é por meio das relações das disciplinas aprendidas pelos alunos em sala de aula e colocadas em prática com a utilização da Corrida de Orientação, promovendo assim a efetivação da interdisciplinaridade.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024