12 MAR 2024
SAÚDE
Reforço na prevenção e ampliação do atendimento intensificam cuidados com a dengue em Olímpia
Tendo em vista o cenário epidemiológico da dengue, que preocupa todo o país, a Prefeitura de Olímpia está atuando tanto nas ações de prevenção como de tratamento e combate à doença.

A última estratégia adotada, foi a implantação do Dengário, que está funcionando desde a última sexta-feira, dia 08, e já atendeu mais de 230 moradores em quatro dias de operação.

A unidade oferece suporte médico exclusivo para avaliação e tratamento de sintomas leves da doença, como febre, diarreia, dores no corpo, dores de cabeça, vômito e vermelhidão no corpo. Vale ressaltar que o atendimento é direcionado para pacientes acima de 15 anos, devendo as crianças e adolescentes menores de 15 anos, bem como moradores com sintomas graves continuarem procurando a UPA 24 horas.

A partir da avaliação médica é feita a indicação para coleta de exames e do tratamento mais adequado, como hidratação, medicação e encaminhamento de casos mais graves. Ao todo, a unidade conta com 14 leitos de hidratação e demais equipamentos necessários.

O Dengário funciona no prédio do Postão, na Rua Dr. Américo Sampaio, 55 – Centro, com funcionamento todos os dias, das 07h às 18 horas, inclusive aos finais de semana.

AÇÕES DE PREVENÇÃO
Aliado ao tratamento médico, a forma mais eficaz de controlar a dengue é a prevenção. Assim, visando conscientizar e envolver cada vez mais a população, a equipe de Endemias segue com o trabalho intenso de visita aos imóveis, até mesmo em horários além do comercial para ampliar o número de residências alcançadas, com orientação dos moradores e eliminação de recipientes que possam acumular água.

Quando há casos suspeitos da doença, a visita é reforçada na área de abrangência com o bloqueio e busca ativa de possíveis criadouros, bem como é feita a nebulização quando há casos confirmados da doença.

Outra medida constante tem sido a orientação em escolas e empresas, para tornar as crianças e adultos multiplicadores da informação. Para isso, diversas visitas com palestras e atividades de orientação estão sendo desenvolvidas, principalmente, com as Unidades Escolares, visando sensibilizar todos sobre a responsabilidade e contribuição no combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti.

As escolas desenvolvem atividades e atitudes de conscientização, trabalhadas de forma interdisciplinar, utilizando também as ferramentas digitais, como os tablets, para envolver as crianças, demonstrando que a ação de cada um implica no bem da coletividade. Segundo a Vigilância Epidemiológica, Olímpia registra até o momento 728 casos positivos de dengue e um óbito.