Tendo em vista a previsão de chegada do período de chuvas e para garantir os cuidados com a saúde dos moradores e as medidas prevenção para evitar novos focos de proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, a Prefeitura da Estância Turística de Olímpia iniciará, a partir da próxima semana, um Arrastão de Limpeza nos bairros.
Organizado pelas secretarias de Saúde e de Meio Ambiente e Zeladoria, o mutirão começará pelos locais de maior incidência dos casos de dengue, sendo feito por etapas, com início a partir de segunda-feira, dia 21 de outubro, e seguindo até o fim do ano.
Serão recolhidos resíduos volumosos como sofás, armários, guarda-roupa, eletrodomésticos e tudo aquilo que possa acumular água ou servir de criadouros do mosquito. Não serão recolhidos resíduos de construção civil, eletrônicos e animais mortos, nem podas de árvores e lixo doméstico, visto que estes serviços já acontecem regularmente com os caminhões cata-galhos, de coleta pública e o Ecoponto.
A primeira etapa será realizada de 21 a 25 de outubro e contemplará os bairros do CDHU I, Santa Terezinha, Vila Raia, Vila Mouco, Jardim Garcez, São José, Cohab III, Jardim Laranjais e Vila Nova. Os moradores desses bairros, podem colocar seus objetos nas calçadas já na segunda-feira (21), das 7h30 às 16h, para que os caminhões façam os recolhimentos dos resíduos.
A prefeitura ressalta que a disposição de resíduos de forma irregular é considerada crime ambiental, ocasionando problemas ao meio ambiente e à saúde da população. Por isso, a importância de os munícipes estarem atentos às datas de coleta em que o arrastão passará, não colocando os resíduos fora da semana prevista.
O Arrastão da Limpeza seguirá para outras regiões da cidade até o mês novembro com novas etapas. O cronograma dos dias e dos bairros será divulgado nas redes oficiais do município e junto à imprensa local, além do carro de som percorrer os locais avisando previamente.
Os agentes de saúde e os agentes de controle de vetores estão recebendo nesta sexta-feira (18), uma capacitação na Divisão de Meio Ambiente, com o objetivo de orientar a população sobre a forma correta da disposição e destinação dos resíduos sólidos durante o arrastão.