Criado pela Lei Municipal Nº 3.386/2009 e regulamentado pelo Decreto 9.299, de 15 de outubro de 2024, o procedimento conta com uma equipe de transição instituída pelo candidato eleito a prefeito, composta por 5 pessoas, e um coordenador indicado pela atual gestão para coordenar o Comitê Gestor.
A primeira reunião de trabalho foi realizada, na manhã desta segunda-feira (21), no Gabinete Executivo, com a presença da equipe instituída pelo prefeito eleito, Geninho Zuliani, formada por Claudio Roberto Ferreira da Silva, Sandra Regina de Lima, Priscila Seno Mathias Netto Foresti, Cleber José Cisotto e Marco Antonio Loureiro Barboza, além do Diretor da Divisão Administrativa do Gabinete, Cleber Luís Braga, instituído como Coordenador pelo prefeito Fernando Cunha, que também esteve presente neste primeiro encontro.
O objetivo principal do processo é inteirar-se do funcionamento da Administração Municipal Direta e Indireta, e seus órgãos, e preparar os atos de iniciativa do Prefeito Municipal eleito a serem editados imediatamente após a posse.
A partir da primeira reunião, agora serão agendados os encontros com todas as pastas e setores necessários para o bom andamento dos trabalhos. Antes do início da transição, o prefeito Fernando Cunha também havia realizado uma reunião com os secretários municipais para informar sobre os procedimentos, orientando aos responsáveis que preparem os relatórios de suas respectivas secretarias e colocando a equipe à disposição para contribuir com o processo.