A Estância Turística de Olímpia acaba de conquistar mais um importante reconhecimento pela qualidade da gestão pública. O município recebeu, nesta quarta-feira, 30 de abril, a certificação Safira do Selo CAIXA Gestão Sustentável, entregue ao prefeito Geninho Zuliani por representantes da Caixa Econômica Federal. O município foi o primeiro a conseguir o Selo em 2025.
A certificação foi entregue pela superintendente de Governos da CAIXA, Kelly Araújo, pela superintendente de Rede, Dulce Silvério, e pelo superintendente de Habitação, Ruy Mineli, em evento que também contou com a presença do vice-prefeito Márcio Iquegami, secretários municipais e vereadores.
O Selo CAIXA Gestão Sustentável reconhece municípios que adotam boas práticas de governança, responsabilidade socioambiental e transparência. A certificação Safira é concedida às cidades que atingem pelo menos 80 pontos em uma avaliação que considera 21 indicadores distribuídos nas áreas de governança, social, ambiental e climática, baseados nas diretrizes da ONU. O selo é reconhecido pelo Governo Federal.
Entre os indicadores avaliados estão acesso da população à água potável, coleta e tratamento de esgoto,saneamento básico,cobertura de atendimento por creche, qualidade da educação básica, atenção primária à saúde, entre outros.
Além do prestígio, o reconhecimento também proporciona benefícios concretos à cidade, como a possibilidade de acesso a condições diferenciadas na contratação de produtos e serviços da Caixa Econômica Federal, otimizando investimentos e ampliando a capacidade de entrega da gestão municipal.
“Valorizamos esse tipo de ranking, pois ele permite acompanhar com clareza a eficiência da gestão pública. O reconhecimento foi concedido ainda nos primeiros cem dias de governo — embora, por questão de agenda, só agora tenha sido entregue — o que mostra que estamos no rumo certo. Isso é resultado do empenho coletivo, e eu agradeço a todos os servidores que têm se dedicado para melhorar cada vez mais nossa cidade”, destacou o prefeito Geninho Zuliani.
A Prefeitura da Estância Turística de Olímpia já trabalha para alcançar o próximo e mais elevado nível da certificação, o Selo Diamante, que exige pontuação mínima de 100 pontos. A meta é seguir aprimorando os indicadores de sustentabilidade e governança para continuar promovendo o desenvolvimento urbano com responsabilidade social e ambiental.