O ciclo de capacitação estratégica dos secretários e servidores municipais da Estância Turística de Olímpia chegou ao fim na última terça-feira, dia 3 de junho. Realizado entre os meses de abril e junho, o objetivo do trabalho foi a elaboração do Plano Estratégico do Município para o período de 2025 a 2026. A formação contou com o apoio da Fundação Instituto de Inovação e Governança – INDIGO, que subsidiou todo o projeto, sem gerar custos para o Município.
O treinamento foi conduzido pela Fundação Dom Cabral (FDC), representada pelo professor Caio Márcio Marini Ferreira e pela gerente Maria Cristina Andrade Aires, e contou com sete encontros: dois módulos on-line, realizados nos dias 14 e 22 de abril, e cinco módulos presenciais, nos dias 7, 8 e 13 de maio, além dos dias 2 e 3 de junho, quando ocorreu a validação do trabalho desenvolvido.
A FDC realizou, no município, o treinamento e desenvolvimento para o Planejamento Estratégico com diversos grupos de servidores públicos, com o intuito de alavancar os resultados obtidos pela administração, em decorrência de contrato de prestação de serviços mantido com a Fundação Instituto de Inovação e Governança – INDIGO.
O treinamento teve como objetivo identificar os pontos fortes e fracos do município, a fim de desenvolver estratégias e planos de ação com metas claras e bem definidas a serem executadas durante a gestão. As ações, coordenadas pela Secretaria da Casa Civil, foram planejadas com foco na concretização dos objetivos, priorizando agilidade, excelência e o bem-estar da população.
O ciclo de capacitação é uma iniciativa da gestão atual e foi um pedido do prefeito, Geninho Zuliani, visando a melhoria e a modernização do serviço público. O planejamento estratégico é essencial para orientar o desenvolvimento sustentável e eficiente do município, possibilitando a definição de prioridades, a melhor utilização dos recursos públicos e a continuidade das políticas públicas, independentemente de mudanças na gestão. Além disso, favorece a participação cidadã e a transparência administrativa.
Ao alinhar o crescimento municipal com práticas sustentáveis e mensuráveis, o planejamento estratégico contribui significativamente para uma gestão pública mais eficaz, organizada e comprometida com as necessidades da sociedade.
A Fundação Dom Cabral (FDC) é uma renomada instituição brasileira de ensino, com mais de 47 anos de experiência, reconhecida internacionalmente por sua excelência em educação executiva. Classificada entre as 10 melhores do mundo no ranking do Financial Times, a FDC se destaca pelo desenvolvimento de soluções inovadoras para os desafios contemporâneos da gestão.
Frente às demandas da administração pública, a FDC, por meio de sua área de Gestão Pública, tem como missão transformar indivíduos e organizações por meio da formulação de estratégias eficazes, experiências educacionais de alto impacto e conhecimentos aplicáveis. Atuando como agente de transformação, a instituição busca promover a implementação de prioridades estratégicas que gerem valor público e impactos positivos para a sociedade.
A Prefeitura de Olímpia tem como meta transformar a cidade em um modelo de referência, promovendo uma gestão pública inclusiva, eficiente, sustentável e inovadora. Esse ciclo de capacitação, finalizado nesta semana, reforça esse compromisso da administração.