Visando cumprir a legislação e definir o orçamento para 2019, a Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da secretaria de Finanças, realizou na tarde dessa quinta-feira (19), uma Audiência Pública sobre a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias).
A ocasião, que foi conduzida pela secretária de Finanças, Mary Brito, teve início com uma breve apresentação sobre as principais ações realizadas pela atual gestão durante 2017, que foi o primeiro ano de governo, e a respeito de importantes projetos que estão em andamento e também em planejamento para os próximos anos.
Na sequência, foram expostas as diretrizes definidas como pilares da Administração como o combate à pobreza, o crescimento econômico, eficiência dos serviços administrativos, responsabilidade na gestão dos recursos públicos, melhoria da infraestrutura urbana, entre outros. Foram ainda elencadas as metas constitucionais estabelecidas como a aplicação obrigatória do orçamento nas áreas de Saúde, Educação, Assistência do poder Executivo e no Legislativo.
Assim sendo, a secretária apresentou a previsão orçamentária para 2019 que estima, em valores globais, um total de R$ 224.959.024,28, sendo R$ 5.572.000,00 para a Câmara Municipal, R$ 182.563.024,28 para a Prefeitura, R$ 20.225.000,00 para a DAEMO e R$ 16.599.000,00 para o Instituto Municipal de Previdência (OlimpiaPrev).
Vale ressaltar que a previsão contempla o orçamento da Administração Direta e Indireta do município, já contando todas as fontes de recursos.
“Fechamos 2017 com um pequeno superávit, mas o objetivo da Prefeitura é ter a responsabilidade de manter o equilíbrio financeiro do município. Agora, passaremos o projeto da LDO pela Câmara para posteriormente elaborar a LOA”, explica a secretária.
A audiência contou com a participação de cerca de 20 pessoas, entre elas a secretária de Assistência Social, Cristina Reale, a controladora do município, Sandra Lima, representantes das demais pastas municipais, sociedade civil e o vereador Marcão Coca.