29 MAI 2017
Campanha de Prevenção ao Câncer realizará mais de cinco mil exames

A Campanha de Prevenção ao Câncer realizada pelo Hospital PIO XII de Barretos, em parceria com a Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da secretaria de Saúde, visa prevenir e conscientizar a população sobre os riscos da doença. Este ano, a campanha tem a expectativa de realizar 5.820 exames, sendo eles de Mamografia, Papanicolau, Colorretal e Atendimento Bucal.

A quantidade de exames disponibilizados pelo Hospital é superior ao número realizado no município ano passado. A Campanha de 2016 atendeu 4.027 pessoas, sendo 1.770 exames de mamografia e 2.257 Papanicolaou. Em 2017, a unidade de prevenção irá realizar 1.770 exames de Mamografia; 2.950 Papanicolaou; e 500 exames bucais. A novidade para a campanha de 2017 é a realização dos exames de Cólon e Reto (FIT). Ao todo, serão realizados 500 exames.

Os agendamentos para as consultas estão sendo efetuados nas Unidades Básicas de Saúde. Para agendar o exame, o munícipe deve procurar a UBS mais próxima de sua residência, munido dos seguintes documentos originais e cópias: RG, CPF, comprovante de residência e Cartão SUS.

A mamografia é destinada a mulheres de 40 a 69 anos, sendo que dos 40 aos 50 o exame deve ser realizado anualmente; e dos 51 a 69, a cada dois anos. Em relação ao Papanicolaou, as mulheres de 25 a 64 anos devem procurar as UBS para o agendamento, enquanto as que estão fora da faixa etária e realizaram o ciclo de rastreio serão dispensadas. Além disso, as mulheres submetidas à Histerectomia total (retirada do útero) por lesões benignas, sem história prévia de diagnóstico ou tratamento de lesões cervicais de alto grau serão excluídas do rastreamento, desde que tenham exames anteriores normais.

O agendamento para exames do Cólon e Reto (FIT) é destinado a homens e mulheres com idade de 50 a 65 anos, sem histórico familiar de câncer de Colorretal e que não tenham sido submetidos à colonoscopia ou retossigmoidoscopia (exame de endoscopia que permite visualizar interior da parte final do intestino grosso e ânus), nos últimos cinco anos. Em relação ao câncer de Boca, o atendimento será para homens e mulheres a partir dos 40 anos que fumam e/ou consomem bebidas alcoólicas ou que tenham deixado este hábito há, no máximo, 10 anos.

Segundo a secretária de Saúde, Sandra Lima, o aumento na quantidade de exames disponibilizados estimula os munícipes a buscar as unidades para fazer o agendamento. Além disso, os horários facilitam o atendimento.

“A campanha tem um horário flexível, o que possibilita à população efetuar o agendamento de acordo com as suas necessidades. Sabemos que muitos acabam não realizando os exames e, por isso, elaboramos um cronograma amplo para atingir o maior número de pessoas”, salienta Sandra.

Confira o calendário de atendimento durante a campanha: