11 MAI 2017
Agendamentos para consultas da campanha de prevenção ao câncer começam segunda

A Campanha de Prevenção ao Câncer iniciará os agendamentos para as consultas na próxima segunda-feira (15), em todas as Unidades Básicas de Saúde da Estância Turística de Olímpia. Realizada por Unidades Móveis do Hospital do Câncer de Barretos (Fundação Pio XII), a ação visa prevenir e conscientizar sobre os ricos da doença.

Neste ano, a Campanha irá realizar exames de Mamografia, Papanicolau, Cólon e Reto (FIT), e Boca. Para o munícipe efetivar o agendamento é preciso procurar a UBS mais próxima de sua residência munido dos seguintes documentos originais e cópias: RG, CPF, comprovante de residência e Cartão SUS.

A mamografia é destinada a mulheres de 40 a 69 anos, sendo que dos 40 aos 50 o exame deve ser realizado anualmente; e dos 51 a 69, a cada dois anos. Em relação ao Papanicolau, as mulheres de 25 a 64 anos devem procurar as UBS para o agendamento, já as que estão fora da faixa etária e realizaram o ciclo de rastreio serão dispensadas. Além disso, as mulheres submetidas a Histerectomia total (retirada do útero) por lesões benignas, sem história previa de diagnostico ou tratamento de lesões cervicais de alto grau serão excluídas do rastreamento, desde que tenham exames anteriores normais.

O agendamento para exames do Cólon e Reto (FIT) é destinado a homens e mulheres com idade de 50 a 65 anos, sem histórico familiar de câncer de Colorretal e que não tenham sido submetidos à colonoscopia ou retossigmoidoscopia (exame de endoscopia que permite visualizar interior da parte final do intestino grosso e ânus), nos últimos cinco anos.

Em relação ao câncer de Boca, o atendimento será para homens e mulheres a partir dos 40 anos que fumam e/ou consomem bebidas alcoólicas ou que tenham deixado este hábito há, no máximo, 10 anos.

A campanha, com a presença da carreta, será realizada de 26 de junho a 7 de agosto. De acordo com a secretária de Saúde, Sandra Lima, a campanha é uma oportunidade para os cidadãos cuidarem da saúde e realizarem os exames necessários.

“Sabemos que o câncer é uma doença que assusta muitas pessoas e, por isso, salientamos que a população precisa aderir à campanha. Todas as UBS receberão a carreta e isto facilita para cada morador dos bairros”, explica a secretária.