28 MAI 2018
Campanha de vacinação contra gripe termina nesta semana

Iniciada no dia 23 de abril, a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe está prevista para ser encerrada nesta semana, dia 1º de junho. Até o momento, a Estância Turística de Olímpia já aplicou 9.502 doses, correspondendo a 75,20% de cobertura. Em relação ao ano passado, quando foram aplicadas 7.539 doses, o município apresenta um aumento de 26,03%.

Segundo o balanço, divulgado pelo setor de Vigilância Epidemiológica do município, o número de doses aumenta para 11.776 quando acrescidos os doentes crônicos (2.211). Este grupo, mesmo inserido nos prioritários encontra-se em um relatório à parte no sistema do DATASUS, no site do Ministério da Saúde.

Os dados divulgados pela Vigilância Epidemiológica apontam quatro grupos de risco com índices de adesão superiores a 80%. Ao todo, já foram imunizados 969 (103,09%) Trabalhadores da Saúde; 89 (112,66%) puérperas; 6.181 (82,77%) idosos; e 666 (81,22%) Professores da Rede Pública e Particular. Em relação ao grupo de crianças, os dados registram que 47,82% já foram imunizados, ou seja, 1.363. Já o das gestantes contabiliza 47,60%, correspondendo a 228 mulheres imunizadas.

Como estratégia para aumentar a adesão das crianças com idade de seis meses a menor de cinco anos, a Vigilância Epidemiológica e os profissionais das Unidades Básicas Saúde estão percorrendo as creches para imunizar os alunos.

A Saúde ressalta que o Ministério da Saúde ainda não informou se haverá ou não a prorrogação da campanha. Em virtude disso, o morador que não recebeu a dose deve procurar a UBS mais próxima para ser imunizado.

Segundo o secretário de Saúde, Marcos Roberto Pagliuco, o morador não pode deixar de participar da campanha e destaca que a imunização é a melhor estratégia para evitar a Influenza.

“A vacina só traz benefícios para a saúde. Reduz a mortalidade e as infecções pelo vírus da influenza na população e evita complicações como pneumonias virais e bacterianas. É preciso que o morador veja a importância. Como não há uma sinalização se será prorrogado ou não, os munícipes que não receberam a dose têm poucos dias para se imunizarem”, explica Marcos.