01 AGO 2018
GESTÃO E PLANEJAMENTO
Projeto para cobertura do Recinto do Folclore entra na fase final

O projeto para a remodelação do Recinto de Exposições e Praça de Atividades Folclóricas e Turísticas “Professor José Sant’anna” com arena de múltiplo uso entra agora na fase final. Elaborado por profissionais da divisão do Escritório de Captação de Recursos da Prefeitura, o projeto executivo, aguarda apenas a aprovação do DADETUR - Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos para o início do processo licitatório.

A proposta, que contempla o plano de governo do prefeito Fernando Cunha, prevê inúmeras melhorias no local, como a implantação de uma cobertura para a arena circular, oferecendo mais conforto e comodidade ao público. A iniciativa propõe ainda manter a visibilidade da arena para os demais espaços do Recinto do Folclore.

A cobertura será em estrutura metálica tubular e revestimento externo em membrana tensionada, medindo em seus extremos, aproximadamente, 91 metros de comprimento por 98 metros de largura e 24 metros de altura, somando 4.972 metros quadrados de área coberta, com vãos livres e sem apoio internamente.

O projeto já foi aprovado pelo COMTUR – Conselho Municipal de Turismo e pelo COC – Conselho de Orientação e Controle do Fundo de Melhoria das Estâncias. E, assim que aprovado pelo DADETUR, o município deve receber investimentos de R$ 3.890.234,00, referentes ao recurso 2018 do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos, do Governo do Estado de São Paulo.

Para completar as melhorias, por intermédio do vereador João Magalhães e do deputado federal Baleia Rossi (MDB), o Ministério do Turismo destinou mais R$ 1,2 milhão para a revitalização do Recinto do Folclore. A proposta contempla a implantação de palco, vestiários, camarins e piso para a arena.

“Estamos na expectativa para aprovação do DADETUR. O nosso Recinto é o local mais apropriado e utilizado para eventos da cidade, sendo palco do nosso Festival do Folclore, que é um dos mais importantes do país, e, por isso, queremos melhorar a estrutura. Esperamos que em 2019 a nossa arena do Recinto do Folclore esteja coberta, trazendo mais conforto, segurança e qualidade para a população e para os turistas que visitam nossa cidade”, disse o prefeito Fernando Cunha.

IMPASSE NA ESCRITURA

Apesar de ter os recursos assegurados para diversas obras de melhorias no Recinto do Folclore, a Prefeitura enfrenta agora um impasse jurídico para obter a escritura do local. Depois de ter finalizado o pagamento da área de mais de R$ 7,2 milhões em precatórios, advogados da família responsável pelo espaço entraram com uma ação solicitando aproximadamente R$ 10 milhões em juros. O município recorreu do pedido e aguarda pela decisão final da justiça. Peritos, consultados pela Prefeitura, estimam que o valor do local não ultrapassaria R$ 3,5 milhões nos dias atuais.