11 JUL 2019
Cartão Cidadão já realizou mais de 40 mil cadastros

O Cartão Cidadão Olimpiense, criado com o objeto de unificar os dados dos moradores a fim de facilitar o acesso aos serviços públicos, já realizou mais de 40 mil cadastros desde a sua implantação em junho de 2018. O cartão identifica as necessidades específicas de cada munícipe a partir de informações e registros inseridos em um sistema, e que estão disponíveis para os servidores municipais. Desta forma, os serviços são integrados por um único documento.

Com o cartão, o cidadão pode usufruir dos atendimentos da saúde como agendamento de consultas e exames, e retirada de medicamentos, além de fazer matrículas escolares, utilizar o transporte escolar, inscrever-se em cursos e campeonatos esportivos e atendimentos sociais. Desde sua criação, foram entregues 33.642 cartões e outros 4.768 ainda estão aguardando retirada.

Em 2019, foram mais de 210 mil atendimentos com o Cartão Cidadão, sendo 154.607 na secretaria de Saúde, quase 30 mil na Unidade de Pronto Atendimento e os demais divididos nas secretarias de Obras, Engenharia e Infraestrutura, Agricultura, Comércio e Indústria e Assistência Social, Ouvidoria, Fundo Social e atendimentos no Cartão Cidadão. Somente no mês de junho foram mais de 50 mil atendimentos, sendo mais de 40 mil nos serviços da secretaria de Saúde.

Para facilitar o acesso a alguns serviços também está disponível o aplicativo “CCC Olímpia”. Nele, é possível agendar consultas médicas, solicitar tapa buracos e limpeza de praça pública, agendar emissão do RG e registrar falta d’água ou água com coloração estranha, além de preencher um questionário avaliando os serviços de saúde. O aplicativo pode ser baixado no APP Store e no Google Play.

O cadastramento para o cartão pode ser feito na UBS Dr. Francisco Figueiredo Filho (Avenida José Rodrigues da Silva, 371 – Jardim São José), de segunda, quarta e sexta-feira, e UBS Dona Dalva Fernandes Moreda Ayusso (Rua Theodomiro Joaquim Bittencourt, 445 – Jardim Paulista), segunda, terça e quinta-feira. Já na Casa da Cultura (Rua São João, 942 – Centro) os atendimentos são realizados todos os dias, das 7h às 17h, com entrega das senhas até às 16h.

Para a confecção do cartão, é necessário apresentar os documentos originais CPF, RG, Cartão SUS, Comprovante de endereço (água, luz, IPTU ou telefone fixo), Certidão de nascimento (para menores) ou casamento. Também é aplicado um questionário simples para coleta de algumas informações e tirada uma foto digital do morador. É importante que todos os cidadãos realizem o cadastro, desde os recém-nascidos, e que também atualizem informações em caso de alguma mudança.

Em caso de dúvidas, o morador pode acessar o site oficial www.cartaocidadaoolimpia.com.br ou procurar um dos pontos de cadastro.