11 JUL 2019
CULTURA, ESPORTES E LAZER
Rio Grande do Norte confirma presença no Festival do Folclore com dois grupos
Boi Calemba Pintadinho

Depois de passar pelas regiões sul, sudeste e centro-oeste, o 55º Festival do Folclore da Estância Turística de Olímpia chega ao nordeste do País, com a confirmação de dois grupos do Rio Grande do Norte.

O Estado possui uma cultura rica e diversificada, sendo sede de várias entidades culturais, além de possuir diversos monumentos tombados, entre os quais o mais importante é a Fortaleza dos Reis Magos, considerado marco inicial da ocupação do território norte-riograndense. E essas singulares manifestações culturais poderão ser conhecidas e divulgadas de 3 a 11 de agosto, na Capital Nacional do Folclore.

De lá virão dois grupos: o Boi Calemba Pintadinho, de São Gonçalo do Amarante, que esteve duas vezes em Olímpia, e o também já conhecido Balé Popular Terras Potiguares, do município de Passa e Fica. Com esses, já são 17 grupos de sete Estados anunciados pela Comissão Organizadora do Festival do Folclore de Olímpia para este ano.

O Boi Calemba Pintadinho é uma das mais importantes manifestações folclóricas do Rio Grande do Norte, com mais de 100 anos de existência. Em 1929, foi pesquisado pelo escritor e pesquisador Mário de Andrade, juntamente com o folclorista Câmara Cascudo, que o acompanhou nessa aventura. Na ocasião da posse do presidente da República João Figueiredo, o Boi Calemba se apresentou na Praça dos Três Poderes a convite do Ministério da Cultura.

Há décadas, participa das festas populares e festivais de folclore do RN e Estados vizinhos e já estiveram no Fefol. O Balé Popular Terras Potiguares surgiu em junho de 2010, apresentando como sua primeira montagem cênica as danças e brincadeiras do Pastoril, sendo assim uma opção cultural para os jovens de Passa e Fica. Tendo em vista o potencial artístico do grupo, o Balé expandiu seu trabalho e, hoje, conta com 35 componentes que elaboram sete sequências folclóricas, envolvendo dança, música e teatro.

São elas: O Pastoril, Coco de Roda, Sequência Nordestina, Festejo Junino, Rei de Congo, Boi de Reis e Caboclinhos. Entre a Diversidade de manifestações populares do Nordeste que o Balé Popular Terras Potiguares pesquisa e apresenta, o seu grande destaque está nas danças e cantos do Folclore Norte – Riograndense, como seu nome mesmo sugere.

Sediado no Município de Passa e Fica/RN, na região Agreste Potiguar, difunde através da arte, o legado cultural deixado pelas três matrizes que formam a base do nosso país. O Grupo é acompanhado de uma banda regional: sanfona, violão, zabumbas, ganzá, alfaias e etc. Sempre trabalhando em cima do som autêntico de cada folguedo e as coreografias são trabalhadas conforme o folclore de raiz do Rio Grande do Norte.

Mais informações:

www.folcloreolimpia.com.br