05 AGO 2019
DAEMO
Estação de Tratamento de Esgoto é entregue e Governador anuncia mais recursos para Olímpia

O Governador em exercício, Rodrigo Garcia, acompanhado pelo prefeito Fernando Cunha e por autoridades de todo o Estado, inauguraram no último sábado (3) a tão esperada Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Estância Turística de Olímpia. Durante o evento, Rodrigo também assinou convênios com a Prefeitura para obras de infraestrutura urbana, autorizou o uso do prédio do DER para a Guarda Municipal e anunciou estudos para duplicação das rodovias estaduais do entorno de nossa cidade.

As obras da ETE foram executadas pelo DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) por meio do programa Água Limpa, tendo sido a área doada pelo município. A construção teve início na gestão do ex-prefeito da cidade, Geninho Zuliani, e foi concluída no atual mandato, após empenho do prefeito Fernando Cunha, com o apoio do deputado, para a liberação de recursos para a finalização da obra.

“Olímpia é uma cidade importante, uma estância turística que atrai mais de dois milhões de turistas por ano. Com um investimento de R$ 28 milhões do Governo do Estado, nós estamos inaugurando essa estação que vai permitir a coleta e o tratamento de 100% do esgotamento sanitário, privilegiando o turismo e a saúde pública aqui na cidade”, destacou Rodrigo Garcia.

O novo empreendimento possui capacidade para tratar todo o esgoto gerado pelo município. Com a retirada de aproximadamente 81 toneladas/mês de esgoto doméstico lançado in natura no córrego Olhos D’Água, a ETE vai beneficiar toda a população da região e as bacias hidrográficas dos rios Turvo e Grande.

“Agradeço o apoio de todos que nos ajudam a transformar Olímpia em uma cidade bem-sucedida no âmbito regional. E agora, com o funcionamento da ETE, tratando 100% do esgoto da cidade, ou seja, um índice que de 22% dá um salto para 100%. Isso representa mais saúde para a população e menos gastos com saúde na rede pública já que o saneamento básico é o tipo de obra mais importante para o ser humano, é assim que eu vejo como homem público”, destacou o prefeito Fernando Cunha.

Localizada próximo à confluência das rodovias Assis Chateaubriand e Avenida Governador Ademar Pereira de Barros, a ETE de Olímpia opera com um conjunto de reatores anaeróbios, filtros biológicos e decantadores. Este processo de tratamento, além de apresentar baixo custo de implantação e operação, ocupa pequena área para ser implantado e apresenta uma grande simplicidade operacional, baixa produção de lodos e eficiência compatível com a legislação ambiental.

O conjunto de obras inclui também 2,3 quilômetros de emissários, estação elevatória e 360 metros de linha de recalque e 200 metros emissário de esgoto tratado. “Essa é uma obra importante para uma das estâncias turísticas de maior destaque do Estado, trazendo mais saúde e qualidade de vida para a sua população e para os visitantes. Investir em tratamento de esgoto é investir em qualidade de vida e gerar economia com a prevenção de problemas de saúde da população”, afirmou o superintendente do DAEE, Alceu Segamarchi Júnior, durante a inauguração.

Também estiveram presentes no evento o deputado federal olimpiense, Geninho Zuliani, os secretários do Estado de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, e de Turismo, Vinicius Lummertz.

BOSQUE URBANO

A construção do Bosque Urbano de Educação Ambiental de Olímpia será financiada com recursos do Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos (FID), gerido pela Secretaria da Justiça e Cidadania. As obras englobarão a recuperação de passeio público, construção de ciclovia e de pista de caminhada, além da instalação de parque infantil e de academias ao ar livre. A área verde será instalada na rua Diógenes Breda, no Jardim Álvaro Brito.

O projeto, com prazo de execução de 12 meses, terá custo total de R$ 881,5 mil, dos quais R$ 799 mil serão destinados pelo FID. A contrapartida do município será de R$ 82,5 mil. O Bosque Urbano de Olímpia foi um dos 147 projetos aprovados no último edital do FID, lançado no final de 2017, que recebeu quase 800 inscrições, recorde histórico do Fundo.

O Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos tem como objetivo financiar projetos destinados ao ressarcimento à coletividade dos danos causados ao meio ambiente, ao consumidor, a bens e direitos de valor artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico, no Estado de São Paulo.

Outros convênios

Durante o evento, também foi realizada a assinatura da cessão de uso de parte do imóvel de propriedade do DER para construção da sede da Guarda Civil de Olímpia, no bairro Recanto Bela Vista. Com área total de 2.180,00m² e 152,60m² construídos, o imóvel foi cedido a título precário e gratuito por tempo indeterminado.

As autoridades também assinaram o autorizo para liberação de R$ 700 mil do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Estado de Desenvolvimento Regional, para celebração de novo convênio com a Prefeitura de Olímpia. Os recursos serão investidos na construção de rotatória na Avenida Governador Ademar Pereira de Barros.