01 OUT 2019
Sistema de videomonitoramento começa a funcionar parcialmente

A partir desta terça-feira, 1º de outubro, o sistema de videomonitoramento da Prefeitura da Estância Turística de Olímpia começa a funcionar parcialmente. No último sábado (28), um treinamento foi ministrado para os profissionais que atuarão no Centro de Controle Operacional. Esse é considerado um dos principais projetos da gestão do prefeito Fernando Cunha para melhorias na segurança pública da cidade.

Durante a capacitação foram abordadas todas as funcionalidades disponíveis, como: operacionalização de vídeos e áudios, funcionalidades do recurso para o uso de câmeras móveis, criação de templates e mosaicos, rotinas automatizadas para acelerar o processo de tomada de decisão, criação relatórios de eventos originados pelas imagens e de eventos do sistema, certificados de autenticidade, recursos avançados de detecção de movimento, recursos de exportação de imagens, boas práticas para exportação de imagem e conceitos básicos de segurança da informação.

Os profissionais que irão atuar na sala de controle foram contratados pela empresa MP Serviços e Comércio em Elétrica e Eletrônica Eireli, vencedora do processo licitatório para prestação de serviços de monitoramento e gerenciamento remoto de imagens do novo sistema implantado.

Mais de 150 equipamentos integram o sistema de videomonitoramento do município, são as câmeras, software de monitoramento, servidores, monitores e outros aparelhos necessários para o funcionamento. O Centro de Controle Operacional, de onde serão gerenciadas todas as imagens, já está finalizado. O sistema conta com aparelhos de alta resolução com zoom óptico e recurso para visão noturna, permitindo a aproximação dos vídeos e a identificação de situações e pessoas com qualidade, mesmo durante a noite. Cerca de R$ 2 milhões foram investidos nesta ação.

Os equipamentos estão sendo instalados em mais de 50 locais estratégicos como as vias de acesso e entradas da cidade, ruas centrais e ruas e avenidas de grande fluxo de alguns bairros. O trabalho de acompanhamento conta ainda com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), que já está em processo de contratação do efetivo.

Os projetos de melhoria da segurança pública são desenvolvidos pela secretaria de Administração, por meio da Divisão de Tecnologia da Informação e pela Guarda Civil Municipal, comandada pelo Major Edson Rodrigues de Oliveira e servidores públicos, e têm contado também com o auxílio do vereador e ex-delegado, Dr. Hélio Lisse Júnior.

O sistema de videomonitoramento auxiliará na vigilância do município, com monitoramento 24 horas, fornecendo dados qualificados para resoluções de crimes e ocorrências, ou seja, não há nenhum radar de velocidade instalado nas câmeras de segurança. As filmagens serão disponibilizadas em tempo real e armazenadas eletronicamente, facilitando o acesso e a agilidade no atendimento e tomada de decisões.