19 JAN 2024
ADMINISTRAÇÃO
Olímpia regulamenta Plano Diretor de Tecnologia da Informação com diretrizes para maior eficiência da gestão
Instrumento de diagnóstico, planejamento e gestão de recursos e processos tecnológicos, o Plano Diretor de Tecnologia da Informação da Estância Turística de Olímpia (PDTI) acaba de ser oficialmente regulamentado.

O Decreto Nº 9.026/2024, que homologa o PDTI, foi publicado no Diário Oficial Eletrônico desta sexta-feira (19), validando o plano para o quadriênio 2024/2027. O documento está disponível para amplo acesso de toda a população e interessados no site da Prefeitura, pelo link https://bit.ly/PDTI_Olimpia.

O Plano visa nortear a tomada de decisões relacionadas aos processos integrados e permite que priorize tarefas de acordo com estratégicas previamente formuladas, tornando o trabalho mais assertivo e melhorando a qualidade na prestação dos serviços.

Com isso, a intenção é de que a tecnologia da informação seja utilizada para atender às necessidades de governança municipais, garantindo que os recursos de TI estejam alinhados com as metas organizacionais, contribuindo ainda na redução de custos e melhoria da eficiência operacional.

O trabalho consiste num mapeamento das necessidades apontadas por cada órgão da administração direta e indireta, respeitando as especificidades de cada Secretaria Municipal, para um melhor funcionamento da gestão, bem como, no atendimento à população.

A medida ainda atende ao IEGM – Índice de Efetividade da Gestão Municipal, criado pelo Tribunal de Contas, que avalia as gestões em sete setores da administração pública, a fim de aprimorar o planejamento dos municípios.

O PDTI de Olímpia foi elaborado ao longo do ano de 2023, entre os meses de julho e dezembro, sob a coordenação da Divisão de Tecnologia da Informação, com a supervisão da conceituada empresa do mercado, Voyager Innovative Solutions, contratada por licitação para prestar consultoria técnica, profissional e especializada, para atendimento aos objetivos estratégicos, plano de ações e investimentos, propostas de soluções de governança, bem como implantação e acompanhamento através do escritório de gerenciamento de projetos para atender as necessidades do município.

A entrega final do PDTI ao secretário de Administração, João Luiz Alves Ferreira, foi realizada no mês de dezembro de 2023 pelo Consultor da Voyager, Rodolfo Miranda de Barros, pelo diretor da Divisão de TI da Prefeitura, Victor Ishikawa Mansano, e pela chefe do setor de Imprensa, Priscila Minani, contando ainda com a participação do CEO da Voyager, Emilson Donizeth. Posteriormente, o documento foi apresentado ao prefeito Fernando Cunha para o parecer final e a devida regulamentação.

A partir de agora, sob a gestão da equipe de TI, o município passará a trabalhar as diretrizes previstas no cronograma do Plano, tendo como etapas iniciais a criar e divulgação de uma Política de Governança de TI, além da criação de um Comitê Gestor de TI para definição das prioridades na execução dos projetos alinhados às estratégias da Administração Municipal.