11 MAR 2020
CULTURA, ESPORTES E LAZER
Casa da Cultura recebe o musical infantil “O Casamento da Dona Baratinha” na próxima semana

A Casa da Cultura da Estância Turística de Olímpia recebe na próxima semana, dia 20 de março (sexta-feira), o musical Infantil “O Casamento da Dona Baratinha”. A apresentação terá início a partir das 20 horas.

O espetáculo "O Casamento de Dona Baratinha’’ é o primeiro conto infantil traduzido do português de Portugal para o Brasil. Sua origem é incerta. O registro mais antigo é de 1872, intitulado "Histórias da Carochinha", manuscrito que se encontra na Torre do Tombo, em Lisboa. Era uma crítica às mulheres solteironas que procuravam conquistar seus pretendentes com suas fortunas.

Falando principalmente de amor e relacionamento, a adaptação teatral da fábula tem uma visão moderna, mas não perde o teor original. Aborda também outros temas, como a solidão, a partilha, o respeito pela personalidade de cada um, respeito ao próximo, contestando também o verdadeiro valor do dinheiro e do amor.

Na peça, Dona Baratinha herda de sua tia Baratonilda, todos os bens que possui: fazenda, apartamento, vestidos e dinheiro na poupança. Maquiada, com vestido novo e fita no cabelo vai ao programa de televisão “DOMINGÃO DO GALÃO”, apresentado por Galão Silva, em busca de um marido.

Bichos de vários cantos do Brasil se candidatam. O burro vem do Nordeste, o cachorro do Rio Grande do Sul, o bode de Minas Gerais, o gato do Rio de janeiro, o macaco de São Paulo, e ela escolhe o ratinho, que é gentil, de fino trato e silencioso. Mas, o noivo foge com a cozinheira que preparou a feijoada que seria servida na festa. Depois que “caiu no choro”, a protagonista conclui que teve sorte, porque o rato gostava mais de feijoada do que dela.

Toda essa situação fantasiosa estimula a imaginação das crianças, pois animais personificados assumem os papéis sociais dos homens. Por detrás dessa ingênua fábula infantil existem nuances importantes da natureza e do comportamento humano. O musical valoriza nosso folclore e nossa cultura tradicional, com canções regionais e com a descrição de uma receita tipicamente brasileira: a feijoada.

O evento é organizado pela Intercultural Produções e conta com apoio da Prefeitura, por meio da secretaria de Cultura, Esportes e Lazer. Os convites custam R$ 20 meia entrada e R$ 30 antecipado. Os pontos de vendas são no Auto Posto Puttini e https://megabilheteria.com