10 AGO 2020
CULTURA, ESPORTES E LAZER
Fefol Digital já registrou mais de 30 mil visualizações no primeiro fim de semana

Teve início na noite de sábado, dia 8 de agosto, o 56º Festival do Folclore, um dos maiores e mais importantes do país, e que, neste ano, está sendo realizado pela primeira vez em formato totalmente “digital”, devido às medidas de prevenção necessárias por causa da pandemia da Covid-19.

A abertura do evento foi marcada por uma coletânea dos espetáculos dos últimos três anos, com um breve histórico sobre a importância do Fefol apresentado pelos locutores que estão, todos os dias, ao vivo em um cenário montado na Casa da Caipira, no Recinto do Folclore. Na sequência, o secretário de Cultura, Esportes e Lazer, Beto Puttini, deu as boas-vindas aos internautas que acompanhavam a transmissão, seguido do prefeito Fernando Cunha e o vice-prefeito, Dr. Fábio Martinez que também recepcionaram os fãs e declararam aberto o Festival de 2020.

A programação artística, que foi prestigiada por pessoas de todo o Brasil e até de outros países, contou com apresentações de sete grupos folclóricos e parafolclóricos. O evento online seguiu no domingo (09), com a exibição de trechos da Missa em Ação de Graças, realizada em 2019, e mais sete grupos.

Apesar do formato inovador, o público online marcou presença e conferiu as apresentações. Segundo a Comissão Organizadora, somente neste primeiro final de semana foram registradas cerca de 30 mil visualizações, somando os dois canais oficias de transmissão (Facebook e Youtube).

Ao todo, serão nove dias de transmissões ao vivo, com apresentações de 68 grupos de 18 Estados brasileiros, um recorde de estados representados no festival.

"É uma nova modalidade do festival. Em Olímpia, o Folclore faz parte da formação cultural de toda a população e, por isso, fomos reconhecidos como Capital Nacional do Folclore, sendo a lei aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo Presidente da República. Na condição de prefeito, tenho a obrigação de preservar viva essa chama do culto ao folclore nacional, como era da vontade do Professor José Sant’anna. Nós tivemos sempre, em mais de 50 anos, a presença do Brasil inteiro aqui, e desta vez devido à pandemia, optamos por fazer algo para não ter aglomeração de pessoas e de forma digital. Durante esses 9 dias mostraremos nosso acervo e a riqueza deste Festival, informando a todos sobre a autêntica cultura brasileira”, declarou o prefeito Fernando Cunha durante a cerimônia de abertura.

Nesta segunda-feira, dia 10, a programação começará com um compilado dos Minifestivais promovidos pela Secretaria Municipal de Educação com alunos da rede municipal, a partir das 20 horas. Em seguida, haverá apresentações de mais seis grupos.

O evento é uma realização da Prefeitura, por meio da secretaria de Cultura, Esportes e Lazer, com apoio promocional da TV TEM, de empresas e associações culturais. A programação completa está disponível no site do festival.

Mais informações:

ttp://www.facebook.com/folcloreolimpiaoficial