06 DEZ 2021
CULTURA
Circuito Afro Cultural finaliza mês da Consciência Negra com conscientização sobre a luta contra a desigualdade

A Prefeitura da Estância Turística de Olímpia e o Conselho Municipal da Diversidade Racial finalizaram o mês de novembro, que marca a luta pela desigualdade racial, com o Circuito Afro Cultural. O evento realizado no último dia 28 de novembro, na parte reurbanizada da Avenida Aurora Forti Neves, trouxe diversas atrações culturais.

Os grupos Raízes Afro Brasil, Pagod’Elas, Poesia Marginal e Som da Paz animaram o público presente. Este ano, o mês da Consciência Negra reforçou as diferenças que fizeram história, com apelo à igualdade que fará o futuro. Participaram também do Circuito o grupo Cia Arte N’Alma e os artistas Gustavo Garrido e Luiz Oliveira. A ação contou com o apoio da secretaria de Turismo e Cultura e dos vereadores Edna Marques e Sargento Barrera.

Seguindo as discussões de ideias nas temáticas da desmistificação religiosa, desafios e avanços obtidos, debates sobre as desigualdades de oportunidade e racismo estrutural, no dia 17 de novembro, foi realizado na Câmara de Vereadores um podcast com a presença de vários estudiosos e defensores da causa.

O mês da Consciência Negra teve também a Semana Afro Brasil, na Escola Estadual Dr. Antônio Augusto Reis Neves. Foram realizadas diversas atividades junto aos alunos, além da apresentação “O Chamado” com o músico Gilson Brenner na Praça da Matriz de São João Batista e da exposição de máscaras africanas e bonecas Abayomi na Câmara Municipal.

O Circuito Afro Cultural, além de resgatar um pouco da história, mostrou ao público, conquistas e avanços que a população negra teve por meio da educação, da arte, da política, das tradições culturais e dos retrocessos que enfrenta com o racismo e a intolerância.