Os artesãos da Estância Turística de Olímpia e demais interessados devem ficar atentos ao prazo de inscrição da chamada pública para expor e comercializar seus produtos no 61º Festival do Folclore de Olímpia, que será realizado de 2 a 10 de agosto de 2025, no Recinto do Folclore. O edital foi publicado nesta terça-feira, 08 de julho, na edição do Diário Oficial do município.
O chamamento público tem por objetivo selecionar e credenciar pessoas físicas, jurídicas ou entidades representativas para a ocupação dos espaços do Pavilhão de Artesanato e Comidas Típicas durante o evento. Serão disponibilizados 21 stands, sendo 20 para comercialização de artesanato e 1 espaço destinado a comidas típicas.
As inscrições poderão ser feitas presencialmente na Secretaria de Cultura e Defesa do Folclore (Rua Cel. José Medeiros, 477 – Patrimônio São João Batista) ou online, por meio do site oficial da Prefeitura: https://tinyurl.com/3tfb9vu3. O prazo para inscrição vai de 8 de julho, até 15 de julho de 2025, às 17h.
A participação no evento está aberta para três perfis de interessados: pessoas físicas, entidades representativas e pessoas jurídicas. No caso de pessoa física, é necessário ter mais de 18 anos, apresentar documentos pessoais (RG e CPF), comprovante de residência e comprovar atuação como artesão, seja por meio de carteira emitida por órgão reconhecido ou por outros documentos que atestem o tempo de trabalho na área. Também é exigido que o participante tenha disponibilidade e condições físicas para a comercialização dos produtos durante o evento. Já as entidades representativas, como associações, cooperativas ou grupos, devem estar legalmente constituídas, apresentando documentos atualizados como CNPJ, estatuto ou ata registrada, além de certidões negativas de débitos federal, estadual e municipal (se aplicável). A entidade também deverá indicar um representante responsável com disponibilidade e capacidade física para a participação. Por fim, as pessoas jurídicas interessadas devem apresentar CNPJ, certidões negativas de débito, contrato social com todas as alterações (ou CCMEI) e comprovar que têm condições de realizar a comercialização dos produtos durante o evento.
A seleção será realizada por uma comissão especializada que avaliará a documentação e critérios técnicos, incluindo tempo de atuação, tradição e comprovação da atividade. Os critérios de julgamento estão disponíveis no edital. Vale ressaltar que os selecionados deverão participar do festival em todos os dias, das 18h às 23h59, sendo responsáveis pelo transporte, montagem, manutenção e limpeza dos seus espaços.
Para mais informações, consulte o edital completo no site oficial da Prefeitura de Olímpia ou no Diário Oficial Eletrônico, por meio do link: https://tinyurl.com/2s4773cb