A Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, em contagem regressiva para o início do 61º Festival Nacional do Folclore, e na fase final de organização não só com relação aos grupos participantes, mas também em toda a estrutura do maior encontro da cultura popular brasileira, publicou no Diário Oficial da última sexta-feira (04) os editais das Chamadas Públicas 02 e 03/2025 para interessados na exploração do parque de diversão e nas barracas comerciais do FEFOL.
Como nos últimos anos, o uso será definido por meio de licitação para garantir a transparência e a ampla participação e concorrência. A Chamada Pública 02/2025, que autoriza o uso de espaço público a título oneroso, por tempo determinado, para exploração comercial gastronômica durante o evento, terá a entrega dos envelopes liberada até as 9h do dia 15 de julho, na Secretaria Municipal de Gestão e Cidade Inteligente, situada na Rua Nove de Julho, nº 1054. A abertura dos envelopes será feita no mesmo dia, às 10h, na Casa da Cultura (Rua São João, 942 – Centro).
Já a Chamada Pública 03/2025, que autoriza o uso de espaço público a título oneroso, por tempo determinado, para empresa especializada em prestação de serviço de diversão e lazer (parque de diversões) durante o 61° Festival de Folclore, está marcada para o dia 16 de julho, com entrega dos envelopes até as 9h e abertura às 10h do mesmo dia, na Secretaria Municipal de Gestão e Cidade Inteligente, situada na Rua Nove de Julho, nº 1054, no Centro.
Podem concorrer pessoas físicas ou jurídicas, respeitando as condições do edital. Ao todo, 56 espaços estão disponíveis para licitação durante o 61º FEFOL, que será realizado de 02 a 10 de agosto de 2025.
Segundo o Departamento de Licitação, neste ano, a disputa das barracas não será apenas por valor fechado no envelope, mas sim por lances. Assim, o interessado precisa apresentar uma proposta com o valor, a partir do mínimo estipulado no edital, para os lotes interessados, e os lances começam do menor para o maior, sendo declarados vencedores os que ofertarem o maior valor por metro quadrado.
Os editais completos estão disponíveis no site, na aba Transparência, com acesso pelos links https://tinyurl.com/34hcr8yb; https://tinyurl.com/5d6ny3f2; ou podem ser retirados no setor de Apoio à Licitação e Contratos, na Rua Nove de Julho, 1054 – Centro (Telefone – (17) 3279-3274).
Vale ressaltar ainda que, além das barracas licitadas, as entidades beneficentes tradicionalmente contam com espaços disponibilizados sem custo no festival para arrecadarem fundos que são revertidos para os projetos assistenciais.
LIMITE DE VALORES
Assim como nos demais anos, para garantir que sejam praticados preços mais acessíveis ao consumidor, considerando o mercado, os editais preveem os valores máximos que os contemplados pelo edital devem comercializar. No caso de bebidas nas barracas do Festival, os preços máximos definidos são: R$ 7,00 a unidade da cerveja lata de 350ml; R$ 8,00 a cerveja lata 550ml e 473ml; cerveja puro malte lata 350ml: R$ 10,00; R$ 6,00 o refrigerante lata 350ml; R$ 5,00 o refrigerante lata 310ml; e R$ 4,00 a água.
Os produtos comercializados não podem ser vendidos em recipientes de vidro, bebidas alcoólicas são terminantemente proibidas para menores e todo o manuseio de produtos e alimentos deve respeitar as condições de higiene.