Avançando na modernização da administração municipal e alinhando as políticas públicas ao Planejamento Estratégico da Estância Turística Olímpia, novas regulamentações foram publicadas para fortalecer a governança da cidade polo turístico do interior paulista e também como “Capital Nacional do Folclore”.
Entre elas, está o aprimoramento de ferramentas estratégicas como o Observatório de Turismo de Olímpia (OTO), voltado à elaboração de indicadores para subsidiar a tomada de decisões. Gerido pela Secretaria de Turismo, o foco é utilizar dados para garantir eficiência do investimento público e fomentar a inteligência turística para beneficiar tanto empreendedores do ramo como a população no geral, alinhando medidas de planejamento para o desenvolvimento sustentável do turismo local.
O fortalecimento integra a nova estrutura funcional da Secretaria Municipal de Turismo, regulamentada pelo Decreto Nº 9.823/2025, publicado no Diário Oficial Eletrônico do município, dessa segunda-feira (22). A pasta é responsável por coordenar e avaliar a política municipal de turismo. As competências contemplam ainda a elaboração do Plano Diretor de Desenvolvimento Turístico (PDDT) e o Calendário Oficial de Eventos, fortalecendo a infraestrutura turística, a realização de eventos, o apoio aos atrativos e à economia e a promoção do destino.
Na mesma edição do Diário, o Decreto nº 9.822/2025 assegura o papel da Secretaria de Cultura e Defesa do Folclore na implementação da Política Municipal de Cultura e coordenação do Sistema Municipal de Cultura (SMC), bem como a preservação do patrimônio cultural e do folclore olimpiense, reestruturando administrativamente a pasta.
O Festival do Folclore deixa de ser tratado apenas como evento e passa a ser reconhecido como política pública estruturada. O planejamento passa legalmente a ser anual, com comissão formalizada, cronograma definido, contratos regulares e integração documentada com turismo, educação e museus.
A secretaria é responsável pela política cultural do Município, pela preservação do patrimônio material e imaterial e pela valorização do folclore e da identidade cultural olimpiense, além de atuar fortemente no planejamento estratégico dos eventos anuais, no financiamento cultural, na participação social e no apoio aos artistas, projetos e equipamentos culturais.
Ambos os decretos reforçam a integração intersetorial entre áreas como turismo, cultura, educação, desenvolvimento econômico, inovação e planejamento urbano, promovendo políticas públicas mais articuladas e eficientes.
As normas também priorizam a digitalização de processos, a utilização dos sistemas oficiais do Município e a integração das ações ao Programa Conecta+ Olímpia, aplicativo de serviços da Prefeitura, facilitando o atendimento à população. A gestão está focada em resultados, transparência, uso de dados, inovação e transformação digital, além da integração aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.
Para o prefeito Geninho Zuliani, as legislações consolidam um modelo de gestão mais moderno e integrado. “Estamos organizando a administração para garantir eficiência, transparência e segurança jurídica, assegurando melhores resultados e serviços para os olimpienses”, destaca o prefeito.
As legislações na íntegra podem ser acompanhadas pelo Diário Oficial, via https://dosp.com.br/exibe_do.php?i=NzU0ODY1.









