04 MAR 2022
GABINETE
Escolas da rede municipal começam a receber tablets para modernização do aprendizado dos alunos
Mais um projeto importante para melhoria do ensino das escolas municipais da Estância Turística de Olímpia está em andamento. Na manhã desta sexta-feira, dia 04, um ato simbólico marcou o início da entrega dos aparelhos de tablets para as unidades escolares de Ensino Fundamental.

A visita, que integrou as atividades de comemoração ao aniversário de Olímpia, ocorreu na EMEB Dona Luiza Seno de Oliveira, no Jardim Paulista, com a presença do prefeito Fernando Cunha, da secretária de Educação, Maria Cláudia Padilha, da diretora Camila Facchini, da equipe gestora da secretaria de Educação e da escola, além de professores e alunos.

A nova ferramenta está sendo implantada de forma gradativa, com a aquisição inicial de 1.650 equipamentos para o Ensino Fundamental, beneficiando mais de 3330 alunos e 225 professores, divididos pelas escolas, de acordo com a quantidade de turmas e alunos e, posteriormente, será ampliada de forma contemplar toda a rede.

Durante a entrega, o prefeito ressaltou a importância da ação, que fazia parte de suas metas para a pasta e ganhou ainda mais força com a necessidade de adaptação ao ensino remoto durante a pandemia. “É uma grande satisfação para nós abrir este ano letivo com um produto novo, que já vínhamos planejando e foi um dos aprendizados que os impactos da Covid nos deixaram. A linguagem dos tablets é uma modernização que os alunos precisam aprender cada vez mais porque a tecnologia faz parte das nossas vidas. Tenham certeza do nosso comprometimento em amparar o ensino no que for necessário para ter mais qualidade. Estamos preparando as gerações que cuidarão da nossa cidade no futuro e, com a dedicação que os professores já demonstram ter, vamos incorporar mais esse instrumento para melhorar ainda mais os excelentes índices que temos em nossa Educação”, destacou o prefeito.

Segundo a Educação, a aquisição dos tablets permitirão a atividade híbrida de ensino com aprimoramento do sistema educacional municipal, com inúmeras interações e possibilidades de aprofundamento curricular, de maneira igualitária, uma vez que beneficiará todos os alunos. Todo o processo desta nova metodologia será feito gradualmente com a devida capacitação dos professores para oferta do ensino híbrido.

Para isso, o projeto conta inclusive com um personagem lúdico, chamado Professor Olímpio, idealizado e criado pelo coordenador técnico pedagógico de Tecnologia Educacional da SME, Tiago Pessoa. O personagem será parceiro da rede municipal de ensino e aparecerá nos tablets para os alunos em forma de desenho animado sempre que necessário, com uma linguagem divertida e própria para a faixa etária das crianças.

“Não vamos medir esforços para melhorar o ensino da rede municipal e este é mais um projeto com este objetivo. A tecnologia faz parte do dia a dia e é muito importante trazermos também para o convívio das escolas. Agradeço o empenho e comprometimento do prefeito em todas as ações da Educação e vamos continuar trabalhando para oferecer a capacitação dos professores e iniciar a utilização dos equipamentos já neste mês”, explicou a secretária de Educação, Maria Cláudia Padilha.