16 MAR 2022
EDUCAÇÃO
Inscrições para o Vestibular 2022 da Univesp abrem na próxima semana com 60 vagas para Olímpia
A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) abre, na próxima semana, as inscrições para o Vestibular 2022 e o polo de Olímpia contará com a oferta de 60 vagas, em três eixos educacionais.

Os cursos são gratuitos, com 20 vagas para o Eixo de Licenciatura (Pedagogia, Letras, Matemática), 20 para o Eixo de Computação (Ciência de Dados, Tecnologia da Informação, Engenharia de Computação) e 20 para o Eixo de Negócios e Produção (Engenharia de Produção, Administração e Tecnologia em Processos Gerenciais), sendo que os alunos cursam um período de ciclo básico e depois optam por uma das habilitações em cada eixo.

Os interessados devem estar atentos ao período de inscrição que se inicia às 10h, do dia 22 de março (terça-feira) e se encerra às 23h59 do dia 25 de abril, exclusivamente pelo site www.vestibular.univesp.br. A prova (objetiva e redação) será presencial e ocorrerá no dia 22 de maio, às 13h, com a divulgação dos locais oficiais no dia 13/05. O início das aulas está previsto para agosto de 2022.

O custo da inscrição é de R$ 45,00. Para participar, não há limite de idade, basta ter concluído o ensino médio ou com o término previsto até o período da matrícula. No preenchimento da ficha de inscrição, os candidatos devem cumprir todas as etapas previstas, responder o questionário socioeconômico, indicar o CPF e seus dados pessoais. Também será possível, caso queira, fornecer os números de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de 2019, 2020 e 2021, para que os resultados sejam considerados na prova objetiva e integrados à nota final. Os candidatos também podem solicitar isenção ou redução da taxa de inscrição, do dia 22/03 ao dia 25/03.

Todas as informações sobre a Univesp e sobre o Vestibular podem ser obtidas no site https://univesp.br/. O processo seletivo é de responsabilidade da Vunesp e, em caso de dúvidas, o candidato poderá acessar o “Fale Conosco” pelo site https://www.vunesp.com.br/faleConosco, ou ainda, entrar em contato com o “Disque Vunesp”, por meio do telefone (11) 3874-6300, em dias úteis, das 08h às 18h.

POLO DE OLÍMPIA
Ao todo, a Univesp, mantida pelo Governo do Estado, conta com mais de 400 polos em 347 municípios paulistas. Olímpia conquistou o polo local em 2017, já tendo beneficiado centenas de alunos com a oferta de ensino superior de qualidade. Os cursos, totalmente gratuitos, são realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), plataforma on-line na qual os estudantes desenvolvem atividades acadêmicas, que incluem assistir a videoaulas, acessar material didático, bibliotecas digitais e tirar dúvidas do conteúdo com facilitadores. Já os polos são espaços físicos, onde os alunos contam com infraestrutura (computadores, impressoras e acesso à internet) e realizam atividades como provas e discussões em grupo.

Até o ano passado, o polo olimpiense de apoio funcionava na Escola Estadual Professora Maria Ubaldina de Barros Furquim, mas, a partir deste ano, ficará à disposição na EMEB “Prof. Maurício César Alves Pereira”, cuja sala está em processo de finalização e transferência dos equipamentos para atender os alunos.