24 MAI 2022
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Social realiza capacitação de Escuta Especializada voltada à proteção de crianças e adolescentes

Integrando as atividades do “18 de Maio”, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da Secretaria de Assistência Social, deu início, na última sexta-feira (20), a um ciclo de 10 encontros para capacitação de servidores da rede de proteção social, sobre a Escuta Especializada. A reunião ocorreu na Sala de Convenções do Thermas dos Laranjais.

A capacitação, com base na Lei Federal n° 13.431/2017, sobre a Escuta Protegida, estabelece que o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente vítima ou testemunha de violência, recebam capacitações técnicas e gerenciais, para difundir conhecimentos e desenvolver habilidades potencializando novas práticas profissionais, inserções e melhoria destes atendimentos.

Na primeira etapa, serão capacitados os servidores da Assistência Social e, posteriormente, os servidores da rede municipal de serviços e da rede do Sistema de Garantia de Direitos (Educação, Saúde, Esporte e Lazer, Secretaria de Governo, Conselho Tutelar e membros do CMDCA – Comitê do Programa de Atendimento a Crianças e Adolescentes em situação de violência), que serão responsáveis pela criação do Fluxo de atendimento para a Escuta Especializada.

A ação recebe todo apoio da promotora Dra. Maria Cristina Geraldes Fochi Reis, que tem incentivado o município a desenvolver seu potencial e consolidar a política pública de assistência social com garantia dos direitos e proteção às vítimas.

Para o secretário de Assistência, Dr. João Magalhães, o treinamento garante ainda, que o assistente social e o psicólogo estejam aptos a proceder com a escuta especializada para proteger a criança e o adolescente, garantindo seu desenvolvimento integral e preservando sua integridade física e emocional.

Ao término das capacitações, esses profissionais deverão atuar de forma articulada e integrada com as demais políticas de atendimento a serem implementadas nos sistemas de justiça, segurança pública, educação e saúde, de modo a garantir a proteção da criança e adolescente.