31 MAI 2022
SAÚDE
Unidades de Saúde continuam com agendamentos para exames da Carreta do Câncer em Olímpia
A Estância Turística de Olímpia receberá a Carreta do Câncer do dia 13 de junho até 19 de julho para a realização de diversos exames da Campanha de Prevenção, promovida pelo Hospital PIO XII de Barretos, em parceria com a Prefeitura, por meio da secretaria de Saúde.

Para isso, as Unidades de Saúde do município e dos distritos estão fazendo os agendamentos, conforme a disponibilidade de vagas em cada unidade. Ao todo, a estimativa é realizar cerca de 5 mil exames, sendo 1670 exames de Mamografia, 2500 Papanicolau, 450 de prevenção ao câncer bucal e 250 exames de Cólon e Reto (FIT). O objetivo da ação é prevenir e conscientizar a população sobre os riscos da doença, além de incentivar o tratamento precoce.

Os agendamentos podem ser feitos nas Unidades Básicas de Saúde e no ARE (Postão), de segunda a sexta, das 07h às 17h. No caso da UBS dos bairros Cohab I e II, que está em reforma, o agendamento está sendo feito na Praça Mário Andreaza s/n, em frente à unidade, com funcionamento das 8h às 11h e das 12h às 15 horas. Para marcar o exame, o cidadão, que se encaixa nas condições da campanha, deve procurar a UBS mais próxima de sua residência, munido dos seguintes documentos originais e cópias: RG, CPF, comprovante de residência e Cartão SUS.

Os requisitos para a realização do exame de mamografia é ter idade entre 40 anos e 69 anos, sendo que mulheres de 40 a 49 anos deverão realizar o exame anualmente e mulheres de 50 a 69 anos a cada dois anos. Já para o Papanicolau, as mulheres de 25 a 64 anos devem procurar as UBS para o agendamento, enquanto as que estão fora da faixa etária não serão atendidas pela Carreta, uma vez que podem procurar as próprias Unidades de Saúde para realização do exame.

O exame de cólon e reto (FIT) é destinado aos homens e mulheres da faixa etária de 50 a 65 anos, que não tenham sido submetidos a colonoscopia ou retossigmoidoscopia nos últimos cinco anos.

Por fim, a avaliação bucal tem foco em homens e mulheres com idade acima de 35 anos que fumam e/ou bebem ou abandonaram o vício há até 20 anos, ou homens e mulheres com qualquer idade com lesões suspeitas há mais de 15 dias.

De acordo com o cronograma, o primeiro local a receber a Carreta será o ARE (Postão), no dia 13 de junho, passando por todas as Unidades de Saúde do município e dos distritos e finalizando no Centro de Referência do Idoso (CRI).