16 SET 2022
SAÚDE
Em prol da vida, ações da Saúde e do Social marcam Campanha “Setembro Amarelo” em Olímpia
Deste 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria em parceria com o Conselho Federal de Medicina, realiza em todo país, a Campanha “Setembro Amarelo” como incentivo à prevenção ao suicídio. Em Olímpia, o mês também acende a cor amarela de alerta, com ações realizadas pelas secretarias de Assistência Social e Saúde e escolas estaduais e municipais como conscientização ao tema “A vida é a melhor escolha.”

O suicídio é uma realidade que atinge o mundo e gera grandes prejuízos à sociedade. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, numa média de 38 pessoas por dia. Na maioria dos casos o suicídio está relacionado a transtornos psiquiátricos como depressão, transtorno bipolar, esquizofrenia, transtorno de personalidade e usuários de múltiplas substâncias, principalmente jovens de 15 a 29 anos.

Em Olímpia, para auxiliar as pessoas em situação de risco psicológico, o CAPS “Centro de Atenção Psicossocial” conta com uma equipe especializada, atendendo mensalmente mais de 600 pacientes que buscam ajuda para diminuir suas dores, encontrar novas possibilidades e vencer suas batalhas. Além dos atendimentos regulares, nesta sexta-feira (16), foi realizada uma palestra especial com os psiquiatras, Dr. Júlio César de Souza e Dra. Taisa de Mattos Arantes Brito, trazendo mais informações sobre o tema e orientando sobre o melhor tratamento e a necessidade de buscar ajuda.

Além da saúde, os cuidados de prevenção neste mês acontecem também com auxílio social. Pensando na importância de falar sobre o assunto para que as pessoas que estejam passando por momentos difíceis e de crise busquem ajuda e entendam que a vida sempre vai ser a melhor escolha, a secretaria da Assistência Social realizou esta semana, nos CRAS 1, 2 e 3 palestras de conscientização sobre automutilação e suicídio. Tudo para ajudar, além dos pacientes, as famílias e amigos que podem evitar mortes autoprovocadas por meio de medidas socioeducativas e apoio emocional.

Ao contrário do que muitos pensam, falar sobre suicídio não incentiva tal ato, mas ajuda em sua prevenção, uma vez que são lembrados os sinais de risco e a importância de buscar ajuda e orientação. Por isso, as escolas estaduais e municipais também estão percorrendo as ruas da cidade em manifesto de apoio e entregando mensagens motivacionais e de autoajuda à população.

Vale lembrar ainda que, no Brasil, existe um Centro de Valorização da Vida, através do número 188, com apoio 24 horas por dia no atendimento voluntário e gratuito. Em Olímpia, o CAPS também oferece atendimento na Rua Nove de Julho, nº. 1403, pelo telefone (17) 3279-4200.