Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, iniciou a distribuição do Cordão de Girassol, símbolo internacional de identificação voltado a pessoas com deficiências ocultas, como Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), deficiência intelectual, entre outras condições.
A entrega dos primeiros cordões começou na quinta-feira, 10 de julho, para as pessoas que solicitaram os novos cordões nos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social). A distribuição está sendo feita pela equipe da assistência social, que entrará em contato com os usuários para agendar a retirada. É importante lembrar que só receberá o cordão quem tiver feito a solicitação previamente.
Quem ainda não fez o pedido pode procurar o CRAS mais próximo para garantir o benefício. Para isso, é necessário apresentar os seguintes documentos: RG e CPF da pessoa com deficiência oculta; Comprovante de endereço atualizado; Laudo médico que comprove a condição; Documento com foto do responsável legal (em caso de menor de idade).
A iniciativa tem como objetivo garantir o acesso a direitos e promover um atendimento mais adequado em diferentes espaços da sociedade.
Reconhecido nacional e internacionalmente, o Cordão de Girassol é um instrumento que promove respeito e inclusão. Seu uso facilita a identificação das pessoas com deficiências não visíveis, garantindo, entre outros benefícios, atendimento prioritário em estabelecimentos públicos e privados, acesso a filas preferenciais e outros direitos previstos em lei.
A ação busca garantir que todas as pessoas com direito ao uso do cordão possam se identificar de forma digna, segura e discreta, contribuindo para a construção de um ambiente mais acolhedor, inclusivo e respeitoso. Com mais essa medida, a Prefeitura de Olímpia reforça o compromisso com a inclusão e o respeito a todos.