21 OUT 2022
SAÚDE
UBS das Cohab I e II totalmente revitalizada é entregue oficialmente e já atende moradores

Os moradores da região das Cohab I e II e bairros do entorno já estão sendo atendidos na nova Unidade de Saúde “Dr. Waldomiro Paiva Luz”. O espaço, que passou por obras de reforma e ampliação, foi oficialmente entregue nesta sexta-feira (21).

Segundo a secretaria de Obras, Engenharia e Infraestrutura, a revitalização contou com troca de piso, pintura, novas instalações elétricas e substituição do forro e telhas, reestruturando toda a parte já existente. Além disso, a unidade ganhou mais 200 metros quadrados de área, onde foram construídos quatro novos consultórios, sala de procedimentos, banheiros e nova recepção, com sala de espera adequada para atender a demanda de pacientes. Com as adequações, o atendimento foi ampliado, dobrando a capacidade de pacientes.

Ao todo, foram investidos mais de R$ 700 mil em recursos próprios, provenientes da operação de crédito junto à Caixa Econômica Federal (FINISA), aprovada pela Câmara de Vereadores.

A Unidade de Saúde realiza uma média de 250 atendimentos por dia, entre consultas médicas, consultas de enfermagem, consultas odontológicas, atendimentos com demais profissionais da equipe multidisciplinar, sala de vacina, entre outros. O espaço disponibiliza atendimento para as especialidades Clínico Geral, Pediatria, Ginecologista e Obstetra, Assistente Social, Odontologia, Fonoaudiologia, Terapeuta Ocupacional, Psicologia e Nutricionista, além de sala de vacina, curativos e dispensação de medicamentos.

Agora, com a ampliação, o quadro de profissionais também aumentou. Antes, a unidade oferecia atendimento com apenas um clínico geral, agora são três clínicos gerais atendendo a população, além de um ginecologista/obstetra, dois pediatras três cirurgiões-dentistas, uma assistente social, uma psicóloga, um terapeuta ocupacional, uma fonoaudióloga e uma nutricionista. As obras, que se iniciaram há um ano, foram concluídas recentemente e o atendimento foi aberto na última semana para a população, antes mesmo da entrega oficial, para beneficiar os moradores.

“Essa é uma grande conquista para o município de Olímpia, principalmente, para os usuários dessa unidade e para os profissionais que nela atuam. Estamos entregando uma unidade com um ambiente mais acolhedor e agradável e, sem dúvida, com uma qualidade melhor do serviço prestado à população. Entendo que a atenção primária é a porta de entrada do Sistema Único de Saúde e que deve e está sendo fortalecida em nosso município. Esse é um compromisso da nossa equipe da secretaria, com o total apoio do nosso prefeito Fernando Cunha, que não tem medido esforços para atender todas as necessidades e solicitações da Saúde”, ressaltou a secretária de Saúde, Maria Cláudia Toledo.

O território de atendimento da unidade de saúde é composto pelos bairros: Cohab I e II, Jardim Leonor, Quinta das Aroeiras, Morada Verde, Jardim Menina Moça I e II, Viva Olímpia, Jardim Blanco, Vitório Parolim e São Benedito. A cerimônia de entrega contou com a presença do prefeito Fernando Cunha, secretários municipais, equipe da Atenção Básica, profissionais de saúde da UBS, os vereadores Rodrigo Ruiz, Edna Marques, Marcelo da Branca, Sargento Barrera e Sargento Tarcísio, e imprensa.

Esta é a segunda UBS que recebe reforma e ampliação para melhor atendimento dos moradores. Em 2020, as obras foram realizadas na UBS “Dona Dalva Fernandes Moreda Ayusso”, no Campo Belo, contemplando também a região leste da cidade, uma das mais populosas e que mais cresce, melhorando, assim, os serviços públicos de saúde e qualidade de vida.