06 JAN 2023
Olímpia celebra Santos Reis com as tradicionais chegadas das Cias em janeiro

Marcando a data religiosa do Dia de Santos Reis, celebrada nesta sexta-feira, dia 06 de janeiro, e a tradição da cultura brasileira preservada por dezenas de famílias na Estância Turística de Olímpia, que é a Capital Nacional do Folclore, a Prefeitura, por meio da secretaria de Turismo e Cultura, divulga a programação das Chegadas das Companhias, que serão realizadas durante este mês.

Símbolo da igreja católica, as folias retratam a peregrinação dos três Reis Magos em visita ao menino Jesus, geralmente, conservadas por famílias que mantêm o ritual de geração em geração.

Com isso, nesta sexta (06), dando abertura ao mês das chegadas, a Capela de Santos Reis, localizada no Recinto de Exposições e Praça de Atividades Folclóricas e Turísticas Prof. José Sant'anna, o Recinto do Folclore, estará aberta, das 6h às 22h, para receber as Cias e fiéis, para visitação, pedidos, agradecimentos e expressões da devoção popular que é marca forte no município.

Além disso, a Capital Nacional do Folclore, que possui 13 companhias existentes há décadas, realizará sete chegadas, de 14 a 28 de janeiro. A programação das chegadas das folias reunirá as Cias tradicionais como, a Cia de Santos Reis Filhos de Maria, Cia de Reis Santos, Cia de Reis Fernandes, Cia de Santos Reis os Visitantes de Belém, Cia de Reis Magos do Oriente, Cia de Reis Mensageiros da Paz e Cia de Reis Lapinha de Belém.

Nos festejos, os cantores e instrumentistas entoam versos de louvor, percorrem casas, visitam devotos, levam suas bandeiras, cantam, dançam e arrecadam prendas como um símbolo de união e paz.

Confira abaixo o calendário das Chegadas de Reis no município:

14/01 (sábado) – 16h: Quiosque Bazar das Noivas – Cia de Reis Fernandes

14/01 (sábado) – 16h: Bairro Rural Córrego do Capim – Cia dos Santos Reis Visitantes de Belém

15/01 (domingo) – 10h: Avenida do Folclore – Santa Ifigênia – Cia de Reis Santos

15/01 (domingo) – 18h: Rua Elza Ferreira Mori nº 51 – Harmonia – Cia de Santos Reis Filhos de Maria

21/01 (sábado) – 15h: Quiosque Bazar das Noivas – Cia de Reis Mensageiros da Paz

28/01 (sábado) – das 8h às 13h: Recinto do Folclore – Cia de Reis Lapinha de Belém

28/01 (sábado) – 15h30: Barracão Igreja do Bairro Rural Bela Vista – Cia de Reis Magos do Oriente