01 MAR 2023
TURISMO
Pinacoteca e Museu de Arte Sacra abrem novas exposições em comemoração aos 120 anos de Olímpia
A Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da secretaria de Turismo e Cultura, em comemoração ao aniversário de 120 anos da cidade, inaugurou na tarde dessa terça-feira (28), duas novas exposições para valorizar a arte e oferecer a toda população e visitantes novas opções culturais.

Nesta semana, em que se completa ainda um ano de inauguração da Pinacoteca Municipal Prof. Ivo de Souza, localizada dentro da Casa da Cultura, o espaço ganhou uma nova mostra. A exposição “120 olhares em Olímpia” é um presente da Prefeitura com 120 registros fotográficos da cidade, destacando a história, memórias, locais, atrativos e marcas do desenvolvimento. A linha cronológica das conquistas do município, podem ser apreciadas na beleza da cidade menina moça que cresceu, se desenvolveu e hoje, é um dos destinos mais pujantes do estado de São Paulo.

A nova mostra vem de um trabalho conjunto da secretaria de Turismo e Cultura, com a bibliotecária e historiadora, Maria do Carmo Moreira Kamla Passi, e do historiador e mestre, Ivair Augusto Ribeiro, que com um olhar técnico e saudosista, conseguiram escolher fotos marcantes da trajetória da cidade que tanto orgulho traz aos olimpienses natos ou de coração. Na cerimônia, a secretária da pasta, Priscila Foresti, ressaltou a importância destes registros e a emoção que as fotos revelam, ao contemplar toda grandeza de Olímpia.

Na sequência, foi aberto para visitação o novo Museu de Arte Sacra e Diversidade Religiosa. A exposição “O que vem de dentro” com pesquisa e curadoria do premiado escritor, roteirista, curador de fotografia e editor de São Paulo, Diógenes Moura, reúne uma coletânea de obras fotográficas de renomados fotógrafos sobre o tema “do Exu a Jesus Cristo”, celebrando a humanidade, o respeito e a liberdade.

A exposição “O que vem de dentro”, nona exposição que o museu recebe desde sua inauguração, é um convite que começa dentro do cérebro e espalha pelo corpo e pela vida, envolvendo dança, imagem e canto. Um projeto que vai além das religiões e já esteve presente nos principais museus do mundo. Uma experiência que fala da ancestralidade, da origem e do desejo, aproximando os orixás de outros deuses, num gesto uno, sagrado e profano.

As obras dos fotógrafos e pesquisadores Adenor Gondim, Bruno Bam, Dani Tranchesi, Daniel Pinheiro, Gisele Martins, Guy Veloso, Iuri Marc, Lita Cerqueira, Luiz Moreira e Márcio Vasconcelos, ficam expostas para visitação gratuita até outubro.

Na cerimônia, estiveram presentes a secretária de Turismo e Cultura, Priscila Foresti, a museóloga Rosiane da Silva Nunes, que conduziu os participantes a uma visita guiada, autoridades municipais e convidados. Além da exposição, o museu também recebeu uma apresentação cultural da Associação Cultural e Social Tenda de Umbanda Caboclo Caramã e Pai Cesário, coordenada pela senhora Maria Gertrudes, a mãe Gê, saudando os orixás e outros deuses revelados no novo acervo.

As novas exposições podem ser visitadas gratuitamente na Pinacoteca, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e no Museu de Arte Sacra, de terça a domingo, das 15h às 21h.