No próximo dia 24 de junho, a Estância Turística de Olímpia celebrará o Dia do Padroeiro da cidade, São João Batista. E, para comemorar a data, um evento especial será realizado nesta sexta-feira, 20 de junho, marcando o Jubileu de Ouro da Matriz de São João Batista, que este ano comemora 50 anos da construção da nova igreja.
A cerimônia ocorrerá às 20 horas, no CAT – Centro de Atendimento ao Turista, localizado na Praça Rui Barbosa. Na ocasião, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Defesa do Folclore, abrirá a Exposição “Sonho Concreto em Arte”, uma valiosa mostra de fotos históricas que apresentam o processo de construção da matriz e seus detalhes.
A suntuosa Igreja Matriz de São João Batista foi inaugurada no dia 24 de junho de 1975, representando um marco glorioso para a cidade de Olímpia. Um monumento à religiosidade de seu povo, resultado de 10 anos de intensos trabalhos e movimentações, que envolveram toda a comunidade, que àquela época, significava uma revolução arquitetônica, tendo em vista sua grandiosidade e estrutura exibicionista, sem ferramentas e técnicas facilitadoras da construção civil como existe atualmente. Um processo que revela a determinação e a fé que havia naqueles homens de então.
Além disso, o que pouca gente sabe — para além dos envolvidos diretamente com a obra e seus percalços — é que a Igreja olimpiense foi também precursora de uma mudança no pensamento arquitetônico paulista, momento em que profissionais passaram a produzir arquitetura observando e evoluindo com as qualidades do concreto armado, consolidando uma identidade sui generis para a arquitetura do Estado.
Além da exposição, um Livro Comemorativo também será lançado na cerimônia, com a inauguração de uma lojinha para comercialização de lembranças da Igreja e objetos religiosos. O material gráfico é uma produção da Prefeitura com apoio cultural da Constroeste.
O livro “Igreja Matriz de São João Batista de Olímpia, 50 anos: uma celebração da fé, da arquitetura e da história” registra com fidelidade todos os detalhes dessa trajetória, percorrendo desde as minúcias da construção até os desafios enfrentados com criatividade e pioneirismo. Mais do que uma publicação, trata-se de um registro definitivo da importância da Matriz como norteadora do pensamento arquitetônico moderno no Estado de São Paulo — e, acima de tudo, como símbolo vivo da fé e união do povo olimpiense.
A iniciativa celebra os 50 anos de história da igreja que homenageia o padroeiro de Olímpia e tem o grande intuito de garantir que todas essas nuances entrelaçadas no processo de construção estejam preservadas para as futuras gerações.
JUNINÃO DE SÃO JOÃO
Além das homenagens, o Padroeiro será comemorado com muita festa aberta a toda população. De 19 a 23 de junho, a Praça da Matriz Monsenhor Antônio recebe o Juninão de São João, com muita comida típica e programação cultural gratuita, todas as noites.