01 MAR 2023
Nova creche do Jardim Maranata é entregue para a população após anos de espera
A Estância Turística de Olímpia acaba de ganhar uma nova creche. A unidade construída na região do Jardim Maranata é uma das obras mais aguardadas pela população e foi inaugurada na manhã desta quarta-feira, dia 01, durante as atividades da Semana de Comemorações ao aniversário de 120 anos da cidade.

A nova unidade é uma obra que se arrastou por anos e já esbarrou em diversos impasses burocráticos e judiciais, desde a regularização da área, documentação, paralisação das obras por falta de liberação de recursos federais, entre outros trâmites que inviabilizaram sua inauguração anteriormente. Enfim, foi em 2018 a implantação, que é um convênio da Prefeitura com o Governo Federal, por meio do Ministério da Educação, no entanto, sua concretização é fruto do esforço da atual gestão, por meio do prefeito Fernando Cunha, que autorizou o investimento de todos os recursos do município necessários para conclusão da obra.

Agora, depois de pronta, a unidade irá abrigar as novas instalações da Creche Pedrinho, integrando um projeto de reestruturação das unidades escolares desta região para atender com mais qualidade e estrutura os moradores dos bairros Jardim Maranata, Hélio Cazarini (Cohab III), São José e adjacências. No total, foram empregados quase R$ 4 milhões de reais na construção, sendo 85% dos recursos por parte da Prefeitura e somente R$ 600 mil do Governo Federal.

A unidade contará, inicialmente, com cerca de 100 alunos da modalidade creche, de 04 meses a 03 anos, em período integral e parcial, mas tem a intenção de atender também alunos da Pré-Escola e ampliar a capacidade de crianças em período integral, conforme estudo de demanda da Secretaria Municipal de Educação. A nova sede da EMEB Pedrinho tem salas de aula e berçários climatizados, refeitório, playground, salas administrativas, espaços para lazer e todos os equipamentos adequados para o desenvolvimento das atividades escolares.

A cerimônia de entrega foi iniciada com o Hino Nacional e o Hino a Olímpia interpretados pela cantora Kelly Cristina de Souza Ramos, acompanhada pelo músico Izael Barroso, ambos profissionais da rede municipal de Educação. Apresentações de danças do folclore brasileiro também foram realizadas pelos alunos, com a “Balainha”, típica da região sul, coreografada pelas alunas da EMEB Joaquim Miguel dos Santos e o “Frevo” do nordeste, dança típica do carnaval de rua, apresentada pelas alunas da EMEB Theodomiro da Silva Melo, mostrando o trabalho especial desenvolvido pelas escolas para preservar a cidade como a Capital Nacional do Folclore.

No uso da palavra, a diretora da unidade Elissandra Maria de Oliveira e a secretária de Educação, Maria Cláudia Padilha, destacaram a importância da conquista para oferecer mais qualidade aos alunos, principalmente, na creche, que é o primeiro contato da criança em sua formação como cidadão, manifestando os agradecimentos aos esforços do município e do prefeito Fernando Cunha para a conclusão da obra.

A solenidade contou também com a presença do deputado estadual Valdomiro Lopes (PSB),que é da região e representa as demandas de Olímpia junto ao Legislativo do Estado. “É uma grande satisfação participar deste momento de alegria e estar mais uma vez em Olímpia, onde sempre tive grande apoio nas eleições e desta vez não foi diferente. Tenho uma história de vínculo com a cidade na conquista de recursos para diversas áreas e podem contar comigo para representar Olímpia na Assembleia para buscar cada vez mais melhorias”, destacou o parlamentar que é amigo do prefeito.

Para o prefeito Fernando Cunha, a inauguração desta creche é a demonstração do comprometimento da gestão com o cuidado com as pessoas e em todas as áreas necessárias. “Esta é a terceira creche que inauguramos, que chega para atender esses bairros que tanto precisavam. Enfrentamos muita burocracia e problemas para chegar aqui, mas não dava para esperar mais. Os moradores e a cidade não podiam esperar. Por isso, assumimos a obra que era do Governo Federal e garantimos à empresa que arcaríamos com os investimos para concluir mais essa escola. Aqui começamos a formar nossas crianças que serão futuros adultos e queremos sempre oferecer cada vez mais meios e uma educação adequada para que sejam felizes e atinjam sucesso em suas vidas”, ressaltou o prefeito.

A mesa de autoridades foi composta também pelo Presidente da Câmara Municipal de Olímpia, vereador Sargento Barrera, pelo secretário de Obras, Engenharia e Infraestrutura, Leandro Pierin Gallina, pela supervisora de ensino, Luciana Ferreira De Julle, e pelo pároco da Paróquia São José, Padre Ivanaldo Mendonça, que fez uma oração e uma bênção para o início dos trabalhos na creche. Os vereadores Rodrigo Ruiz, Sargento Tarsício, Héliton de Souza (Lorão) e Edna Marques, alunos, familiares, professores, coordenadores e diretores da rede municipal, imprensa, sociedade civil e moradores do bairro também prestigiaram o evento.

Finalizando a entrega, foi realizado o descerramento de placa e cantado um parabéns aos 120 anos da cidade, com um bolo doado pelo Supermercado Iquegami. As autoridades também conheceram as instalações da nova unidade.