14 FEV 2024
TURISMO
Quase 40 mil pessoas prestigiaram o maior Carnaval de portões abertos do noroeste paulista em Olímpia
A festa mais tradicional da cultura brasileira que embalou milhares de foliões por todo país, não foi diferente na Estância Turística de Olímpia. Considerado o maior Carnaval de portões abertos de todo o noroeste paulista, a festividade reuniu quase 40 mil pessoas em quatro noites de shows, matinês e desfile das escolas de samba.

Além da entrada gratuita para a pista, o CarnaOlímpia 2024, promovido pela organização do evento em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, teve grade de shows diversificada, com artistas de grande sucesso no pagode, forró e axé, incentivando a presença do público, com turistas e moradores de Olímpia e região, no estacionamento do parque aquático Thermas dos Laranjais.

A programação, que teve início na sexta-feira (09), com apresentações do DJ Thiago, seguido do cantor Yan Martinelli, registrou recorde de público, atraído pelo show mais esperado deste ano, o do cantor Dilsinho que embalou a plateia.

No sábado, dia 10, a noite começou com o cantor Gui Fernandes, seguido da Banda Babado Novo com a famosa vocalista Mari Fernandes, que comandou o palco com vários ritmos do Carnaval baiano.

No domingo (11), a diversão teve início com DJ Thiago e o cantor Seu Moço e se estendeu na mistura do axé com forró, do grupo nordestino Bonde do Forró e participação especial da Banda Djavú.
A festa foi encerrada na segunda-feira, dia 12, com a dupla Valter Junior & Vinicius e o agito do pagode do Grupo Art Popular, que levantou os foliões em Olímpia com sua composição  original no palco do CarnaOlímpia.

O evento contou com área de alimentação, estacionamento solidário com renda revertida para a Santa Casa de Misericórdia de Olímpia, apoio da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar, e presença da cavalaria do Batalhão da Polícia para maior segurança do evento, que não registrou, inclusive, nenhuma intercorrência.

MATINÊS E DESFILES
A folia teve muita diversão também para a garotada com as matinês realizadas no Recinto do Folclore e nos distritos de Ribeiro dos Santos e Baguaçu, que reuniram cerca de 1.500 crianças e adolescentes. Além dos shows e recreadores que animaram a criançada, ainda teve distribuição de pipoca, algodão-doce, picolé e água. A iniciativa da secretaria de Turismo e Cultura, teve apoio das secretarias de Esporte, Lazer e Juventude e de Assistência Social.

O domingo de Carnaval também foi marcado pelo tradicional desfile das três agremiações de samba da cidade. No mesmo local do CarnaOlímpia, os integrantes fizeram bonito na passarela do samba e aproveitaram para encantar o público presente.

O desfile foi aberto com participação especial do Grupo de Afoxé “Dinda, Zu e Gê” numa bonita manifestação cultural das religiões afro-descendentes. A primeira agremiação a passar pela passarela do samba foi a Associação Cultural Samba Sem Compromisso com o tema “O importante é que nossa emoção sobreviva”, no compasso ensaiado da sua bateria, alas, rainha, carro alegórico e do casal de mestre-sala e porta-bandeira.

A Associação Escola de Samba Unidos da Cohab foi a segunda a entrar no desfile com o tema “Nossa União é o Carnaval”, no ritmo do samba de suas passistas e bateria. Encerrou o desfile, com muita alegria e samba no pé, o  Instituto Cultural, Social e Esportivo Acadêmicos com o tema “Somos a Força para quem não tem, esperança para quem tem fé”, agitando o público presente.