05 ABR 2024
EDUCAÇÃO
Cerca de 700 alunos da rede municipal iniciam mais uma edição do Projeto Educação no Parque
A rede municipal de ensino da Estância Turística de Olímpia acaba de iniciar mais uma edição do Projeto Educação no Parque. A iniciativa é uma parceria do Thermas Social com a Prefeitura, por meio da secretaria de Educação.

Criado em 2016, o projeto consiste em um programa de visitas guiadas dos alunos pelo Thermas dos Laranjais, o principal atrativo da cidade e o parque mais visitado da América Latina. Durante o passeio, as crianças têm a oportunidade de conhecer a estrutura e os projetos mantidos pelo parque, ao mesmo tempo que aprendem sobre a importância de temas como sustentabilidade e conscientização ambiental.

A abertura da edição de 2024 foi realizada nesta sexta-feira, dia 05, na Sala de Convenções do parque, com a presente gerente geral do Thermas, Debora Vicente, da secretária de Educação, Maria Cláudia Padilha, equipe da Educação, além de colaboradores do parque.

Este ano, a expectativa é de que mais de 660 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da rede municipal participem do projeto. As atividades contam com um cronograma que contemplam todas as unidades escolares da rede, que foi iniciado com com a EMEB “Dona Luiza Seno de Oliveira”, e será encerrado no dia 7 de maio, com a EMEB “Profº Reinaldo Zanin”.

Além de instruções sobre a história e curiosidades do parque, a visita pelas dependências e piscinas inclui ainda paradas em vários pontos interessantes do parque, como a Estação de Tratamento de Água, que processa mais de 7,5 milhões de litros de água por dia, além da “fazendinha” e do minizoo, que abrigam mais de 260 animais de 41 espécies.

Após o passeio, os alunos são estimulados a participar de um concurso cultural a partir de temas já pré-definidos. A premiação com bicicletas, tablets e notebooks será feita no mês de agosto. Em 2023, o tema da redação foi “O Thermas e a Sustentabilidade como Aliados do seu Futuro”. O primeiro lugar ficou com Alice de Oliveira Albano, da EMEB “Profº Maurício César Alves Pereira”. Ao todo dez alunos foram contemplados.

O projeto é de grande contribuição social para a formação das crianças, proporcionando não só a oportunidade de desfrutarem do parque como também de entenderem a importância do atrativo para o turismo e conhecerem iniciativas sustentáveis e de conscientização ambiental que o parque pratica.

“Temos um carinho muito especial pelo Educação no Parque, porque esse programa não apenas oferece uma experiência educacional memorável para nossas crianças, como também contribui na conscientização dos alunos sobre temas relevantes do presente e, especialmente, do futuro, como a importância da sustentabilidade. Além de estimular a leitura e a escrita”, destaca Jorge Noronha, arquiteto e presidente do Thermas.