Cerca de 250 profissionais da rede municipal de ensino da Estância Turística de Olímpia participaram, na última terça-feira, dia 8 de julho, na Casa da Cultura, da Capacitação sobre Manejo de Comportamento do Aluno Autista. O encontro, promovido pela Secretaria Municipal de Educação por meio da Capacitação e Grupo de Estudos sobre Autismo (GETEA), teve como foco fortalecer o papel do educador no processo de inclusão escolar de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Voltada a professores de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e Transtorno de Aprendizagem (TA), Professores Auxiliares, Profissionais de Apoio Educacional, Monitores de Creche, Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADI), e Inspetores de Alunos, a formação teve como objetivo principal refletir sobre práticas inclusivas e estratégias eficazes de manejo comportamental do aluno autista no ambiente escolar.
A capacitação foi ministrada pelas especialistas Ana Cláudia Picolini, idealizadora do GETEA (Grupo de Estudos sobre Autismo), e Janaina Moreira, psicóloga. As palestrantes compartilharam experiências e abordaram questões como o cuidado, a escuta atenta e o olhar sensível ao outro, como manejar os alunos autistas em sala de aula, estratégias inclusivas educacionais.
Durante o encontro, os participantes foram convidados a vivenciar momentos de reflexão sobre a importância do acolhimento, da empatia e das estratégias pedagógicas voltadas ao desenvolvimento dos alunos com TEA. Vale ressaltar que a capacitação foi uma ação de formação da Secretaria de Educação por meio da Secretária Municipal de Educação, Jéssica Maria dos Santos e Supervisora de Ensino da Educação Especial Inclusiva, Silvana Albano.
Essa ação reforça o compromisso da rede com uma educação inclusiva e de qualidade, pautada na formação continuada dos educadores.