A Estância Turística de Olímpia receberá, nos dias 18 e 20 de novembro, mais uma edição da “Semana da Consciência Negra” para celebrar o compromisso do município em garantir o respeito às tradições negras em toda a sociedade.
A semana, organizada pela Comissão Municipal da Consciência Negra com o apoio da Prefeitura, é coordenada pela vereadora Edna Marques e contará com atividades culturais gratuitas e apresentações de grupos e artistas locais, valorizando os talentos.
A programação começa na segunda-feira (18), com apresentação da peça teatral “Memórias Vivas” do Grupo Tenba (Teatro Experimental Negro de Barretos) e do Coletivo Quintessência, às 19h, na Casa da Cultura. O espetáculo, apresentado desde 2022 e baseado na pesquisa e no estudo de personalidades negras importantes na história do Brasil e do mundo, aborda com detalhes, as histórias de Xica Manicongo, Griot, Carolina Maria de Jesus e Marielle Franco.
Grupo de Teatro Tenba
Com classificação indicativa livre e duração aproximada de 60 minutos, “Memórias Vivas” conta com a direção e dramaturgia do grupo Tenba, produção geral de Tamara Malunga, Debis Ali e Cami Felice e música de Fabrícia Pereira.
Na quarta-feira, dia 20, o feriado estadual será comemorado com atividades culturais e shows musicais na Estação Cultural de Olímpia (ECO), a partir das 15h. Quem animará a tarde serão os grupos olimpienses, Batukada e Pagod’elas. Às 20h, a animação do palco fica a cargo do grupo rio-pretense Samba dos Pretos.
COMUNICADO – FERIADO DA CONSCIÊNCIA NEGRA
A Prefeitura da Estância Turística de Olímpia informa que, considerando a Lei Federal 14.759/2023, o Dia da Consciência Negra foi regulamentado como feriado em todo o país. Desta forma, a Administração Municipal esclarece que não haverá expediente nas repartições públicas no dia mencionado, com exceção dos serviços de urgência e emergência e funções com escala de trabalho. Cabe acrescentar que as empresas do setor privado devem observar as decisões de cada categoria, bem como respeitar as leis trabalhistas.