O Museu da História de Olímpia que, desde sua criação, dividiu espaço com o museu do Folclore, acaba de ganhar um espaço especial na Casa da Cultura. O acervo foi alocado por recortes relevantes que auxiliam na compreensão do desenvolvimento do município até o tempo presente. A mudança foi necessária, visto que o novo Museu do Folclore foi construído no Recinto do Folclore “Professor José Sant’anna”, com conteúdo exclusivo sobre o folclore nacional e memórias dos 60 anos do Festival do Folclore.
O novo espaço, além de resgatar e contar a história de Olímpia, abriga ainda o núcleo de arqueologia, onde os visitantes podem expandir os conhecimentos no que se refere aos povos originários e as ocupações existentes antes da chegada dos colonizadores. Retratos da formação e institucionalização do município com fluxos migratórios e imigratórios, os povos originários, negros, imigrantes italianos, espanhóis, portugueses, japoneses, árabes, migrantes de Minas Gerais, Maranhão, Goiás, Bahia, São Paulo e tantos outros países e estados brasileiros também estão na composição do local.
Ressaltando que a economia está associada ao desenvolvimento das agriculturas e turismo, interligados com demandas nacionais e internacionais, o Museu tem ainda destaque para o período dos avanços dos agricultores, comerciantes, professores, colhedores de arroz, café, laranja, algodão, cortadores de cana e atualmente grande fluxo de trabalhadores na Construção Civil. Tantos fatores que foram preponderantes e que influenciaram no desenvolvimento do município.
As águas que trazem o protagonismo na explosão do turismo, gerando a ampliação das possibilidades de prosperidades para a cidade, finaliza o rico acervo, enaltecendo que o Museu de História é sempre um espaço de memórias e valorização da riqueza do seu povo.
Para marcar a abertura simbólica do espaço, a equipe da secretaria de Turismo e Cultura recebeu alunos da ETEC de Olímpia para uma visita guiada, na última quinta-feira (14), conduzida pela museóloga Rosiane Nunes.
Vale lembrar que desde 2022, a Casa da Cultura abriga também a Pinacoteca Municipal “Professor Ivo de Souza”, composta de mais de 50 obras com exposição de quadros, esculturas e artesanatos de artistas olimpienses. Os quadros serão realocados no espaço da Casa da Cultura, fortalecendo o local como um ambiente histórico e cultural do município.
A Casa da Cultura fica localizada na Rua São João, 942 – Centro. A visitação gratuita está disponível, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.