Exposição Mãos que Criam
2. Arte em Cerâmica Marajoara
AVALIAR

A Cerâmica Marajoara é uma dentre as artes em cerâmica mais antigas e elaboradas do Brasil, sendo reconhecida por sua sofisticação. Ela começou a ser produzida pelos índios da Ilha do Marajó (próximo a Belém, no estado do Pará). Objetos de usos utilitários, mas também decorativos, as peças são elaboradas e feitas com técnicas de diferentes tipos de ornamentação. A produção é variada, e inclui objetos como brinquedos, pratos, urnas funerárias, apitos, chocalhos, estatuetas e vasos. Essa arte é considerada uma das maiores riquezas da cultura do Norte brasileiro e é reconhecida mundialmente.

O Museu de História e Folclore ‘Maria Olímpia’ possui um importante acervo dessa cerâmica, pois inúmeros desses objetos foram doados como presentes, devido a participação no Festival de Folclore de Olímpia de grupos do Norte, região onde a tradição milenar foi transmitida para sucessivas gerações.

Moringa
Autoria: Maria-H, Icoaraci/PA