Olímpia/SP, 17 de julho de 2019

23/04/2018
Olímpia inicia campanha de vacinação contra a gripe em todas as Unidades de Saúde

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe 2018 começou nesta segunda-feira, 23, e segue até o dia 1° de junho. Na Estância Turística de Olímpia, nesta primeira fase, idosos e trabalhadores da saúde poderão procurar uma das 10 Unidades Básicas de Saúde (UBS) para iniciar a imunização, além do Postão e CRI. Eles serão os primeiros a receber as doses, que protegem contra três tipos de vírus.

Segundo a secretaria municipal de Saúde, na segunda semana da campanha serão incluídas crianças, entre seis meses e cinco anos incompletos, gestantes e mães no pós-parto. Já na terceira etapa, doentes crônicos, professores e portadores de necessidades especiais deverão ser vacinados. Segundo a Vigilância Epidemiológica, a expectativa é vacinar pelo menos 13 mil pessoas consideradas como prioritárias no município.

Neste ano, o dia considerado de mobilização nacional, chamado dia D, será no dia 12 de maio, um sábado, das 8h às 17h. Nesta data, estarão abertas as UBS Dr. Francisco Figueiredo Filho (São José); Dr. Waldomiro Paiva Luz (COHAB II); Dona Dalva Fernandes Moreda Ayusso (Campo Belo); Dr. Clodoaldo Marins Sarti (Santa Ifigênia); CRI – Centro de Referência do Idoso (Centro); e Ambulatório de Referência e Especialidades – ARE (Postão).

Na rede pública, a vacina disponibilizada pelo Ministério da Saúde é o tipo trivalente composta por três tipos de vírus inativados: Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 (surto nos EUA) e Influenza B. Em caso de dúvidas, o morador deve procurar um profissional da saúde ou entrar em contato com a secretaria de Saúde pelo telefone (17) 3279-1400.