26 JAN 2018
AGRICULTURA, COMÉRCIO E INDÚSTRIA
Olímpia fecha 2017 com saldo positivo em empregos depois de dois anos no negativo

Na contramão da redução do número de postos de trabalho registrada no cenário nacional, a Estância Turística de Olímpia fechou 2017 com saldo positivo na geração de empregos depois de passar dois anos no vermelho. É o que indicam os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta sexta-feira, dia 26, pelo Ministério do Trabalho e Emprego do Governo Federal.

De acordo com o índice, em 2017, foram registrados 5050 admissões contra 4818 desligamentos, um saldo positivo de 232 novas vagas. As ocupações que mais admitiram no ano passado foram Vendedor (367), Auxiliar nos Serviços de Alimentação (223), Motorista de Caminhão (183), Recepcionista (180) e Tratorista Agrícola (158).

Em 2016, Olímpia fechou o ano no negativo com menos 145 vagas de trabalho, sendo assim 4631 admissões e 4776 desligamentos. Já em 2015, o saldo negativo foi ainda maior, com 5330 admissões e 5558 desligamentos, com 228 registros a menos. No ano de 2014, o saldo foi positivo com 121 novas vagas, entre 6323 admissões e 6207 desligamentos.

Segundo o prefeito Fernando Cunha, os dados refletem o mercado formal e, portanto, referem-se aos empregos criados com carteira assinada no ano. “Registrar índices de crescimento, num momento em que se vê o fechamento de mais de 20 mil postos de trabalho em todo o país, evidencia que nossa cidade está no caminho certo. Isso tudo tem trazido confiança e segurança para quem quer investir no município. Para 2018, a expectativa é ainda mais positiva com perspectiva de que sejam gerados mais mil 1000 vagas em empreendimentos hoteleiros que irão inaugurar”, complementou.

Olímpia também se destacou entre os municípios da região, já que algumas cidades vizinhas registraram saldo negativo no ano, como Barretos, Severínia e Tabapuã, inclusive Catanduva que registrou um índice positivo abaixo de Olímpia. Em todo o ano de 2017, o país perdeu 20.832 vagas, uma melhora robusta comparada ao ano de 2016 quando foram perdidas 1.326.558 vagas. Já o Estado de São Paulo perdeu 116.391 empregos só no último ano.