22 JAN 2018
Cerimônia marca entrega de mais 96 casas em Baguaçu

Cerca de 100 famílias do distrito de Baguaçu realizaram o sonho da casa própria na tarde da última sexta-feira, dia 19. Na presença do prefeito Fernando Cunha e do secretário de Estado da Habitação, Rodrigo Garcia, foram entregues 96 moradias do Conjunto Habitacional Dionéia Aparecida Barbosa Berti na sede do Centro de Múltiplo Uso, no distrito.

A obra fez parte do programa “Morar Bem, Viver Melhor”, que é uma parceria da Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da secretaria de Assistência Social, com a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU). A Companhia atende famílias com rendas entre um e dez salários mínimos, priorizando as que recebem até três. Outros requisitos para participar do programa foram: morar ou trabalhar no município há, pelo menos, cinco anos; não ser proprietário de imóvel; e não ter financiamento habitacional.

No fim de 2016, foram entregues outras 94 moradias no mesmo local. O conjunto terá, ao todo, 197 unidades, sendo que as sete restantes estão sendo construídas. As casas possuem 56,67 metros quadrados (m²), com dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. O residencial tem toda a infraestrutura necessária para os moradores como galerias, água, esgoto, guias, sarjetas e pavimentação. As unidades foram viabilizadas com investimento de R$ 11,5 milhões nessa etapa, sendo que o orçamento total é de R$ 22,8 milhões.

Durante o discurso de entrega, o prefeito Fernando Cunha agradeceu a parceria com o governo do Estado, que tem destinado recursos para a construção de novas casas, para o tratamento de esgoto da cidade e outras obras. “Quero dizer pra vocês que estou na Prefeitura há um ano e posso afirmar que a administração da Prefeitura é igual à construção de uma boa casa, começa com um bom pilar, um pilar sólido. Olímpia está com suas contas em dia, nós arrumamos a casa, cortamos os desperdícios e construímos a base para fazer uma construção para os próximos anos de muitas conquistas. Desejo a vocês que recebem essas casas, que com a proteção de Deus, sejam felizes em vossas moradias”, afirmou.

O novo empreendimento habitacional foi viabilizado em parceria com o município, que doou o terreno e administrou a obra. A CDHU repassou os recursos financeiros e supervisionou todas as etapas dos trabalhos. Quanto à destinação das casas foram quatro para deficientes, cinco para idosos, um para indivíduos sós e o restante para a população em geral.

Representando o governador Geraldo Alckmin, o secretário de Estado da Habitação, Rodrigo Garcia, parabenizou os moradores pelo sonho da casa própria e agradeceu a parceria do município, por meio da Prefeitura. “Eu estava comentando com o prefeito Fernando, que o Distrito de Baguaçu é uma das maiores obras em termos de habitação que nós temos no Estado. Nós vamos continuar esse trabalho em Olímpia, no distrito de Ribeiro dos Santos, o Fernando esteve conosco e fez a doação dos lotes daquele distrito ao Governo do Estado. Agora, o Governador Geraldo Alckmin vai licitar a obra e provavelmente daqui a dois, dois anos e meio, nós vamos entregar esse conjunto habitacional em Ribeiro dos Santos”, ressaltou o secretário.

Também participaram da cerimônia, os deputados estaduais, Itamar Borges, Orlando Bolçone e Sebastião Santos; o ex-prefeito e coordenador do Programa Cidade Legal, Geninho Zuliani; o vice-prefeito Dr. Fábio Martinez; os prefeitos da região, Celso da Usina (Severínia) e Marcos Daniel (Jaborandi); a gerente regional da CDHU de Ribeirão Preto, Silvia Meira; o presidente da Câmara, Gustavo Pimenta; o coordenador do Distrito de Baguaçu, Heleno Mendes; além de demais autoridades locais e regionais. Estiveram presentes ainda o viúvo, filhos e outros familiares da homenageada que dá nome ao residencial.

22/01/2018
Cerimônia marca entrega de mais 96 casas em Baguaçu