Olímpia/SP, 15 de setembro de 2019

12/01/2018
Saúde reforça cuidados com a dengue em períodos de chuva

Com o início do verão e as frequentes chuvas de janeiro e fevereiro, aumenta-se o aparecimento de larvas e mosquitos em quintais. Mediante essa situação e com a maior possibilidade de proliferação do Aedes Aegypti, a secretaria de Saúde da Estância Turística de Olímpia orienta todos os moradores das áreas urbanas e rurais a verificar, diariamente, as residências em busca de possíveis criadouros.

Segundo a divisão de Vigilância Epidemiológica, a melhor forma de se proteger contra a Dengue, Chikungunya e Zika, é evitar o acúmulo de água parada em recipientes que frequentemente são encontrados nas residências como: garrafas, vasos de plantas, copos e vasilhas de animais.

O departamento também ressalta que as picadas do Aedes ocorrem nas primeiras horas da manhã ou no final da tarde, nas pernas, tornozelos ou pés. Como forma de evitar a proliferação e, concomitantemente, diminuir a incidência das doenças, a Saúde orienta os moradores a adotarem algumas medidas como:

- Manter os quintais limpos;

- Manter as garrafas vazias e baldes virados para baixo;

- Colocar areia nos vasos de plantas;

- Cobrir as caixas d’água;

- Guardar pneus em locais adequados;

- Colocar rede de proteção em janelas;

- Limpar as calhas;

- Usar repelentes;

Durante o ano de 2017, por meio de campanhas e busca ativa em residências, a Saúde registrou uma diminuição de 90% nos casos positivos em 2017 (19 casos) em relação ao ano de 2016 (188 casos).

Em caso de suspeita de Dengue, Zika ou Chikungunya, o morador deve procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima.